Game criado por físicos revela o universo das partículas subatômicas

Por: Redação Comunicar erro

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) criaram um jogo gratuito para divulgar a física subatômica. Apesar da temática assustadora, os conceitos científicos estão bem disfarçados. No Sprace Game 2.0, o desafio é capturar partículas subatômicas e utilizá-las para construir prótons, nêutrons e as bases atômicas de todo o universo.

Reduzido na tela à escala subatômica, o jogador comanda uma nave miniaturizada e utiliza um campo de energia para capturar quarks, as partículas que formam prótons e nêutrons, que, por sua vez, compõem o núcleo atômico. É uma jornada que leva os mais curiosos a entrarem em contato com a complexidade da matéria.

“O visual, os desafios propostos e especialmente o conteúdo por trás das missões fazem com que o jogador se divirta enquanto entra em contato com conceitos importantes da física das partículas subatômicas, grande objetivo da iniciativa”, disse Sérgio Ferraz Novaes, coordenador do Sprace e professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, à Agência Fapesp.

O “Sprace Game 2.0”, do grupo Sprace (Centro de Análise e Pesquisa de São Paulo, na sigla em inglês), está disponível para download  nas versões em Windows e em Java (para Linux, Mac e outros).

Por QSocial

Compartilhe:

Tags: #game #Unesp