Invenção de garoto gera energia a partir de correntes oceânicas

Por: Redação Comunicar erro

Gavin Ovsak, um adolescente dos Estados Unidos, pensou em uma solução de energia alternativa que pudesse inscrever na premiação Google Science Fair, em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da empresa, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam. Testou, então, a eficiência de uma turbina aquática completamente submersa, que pode gerar energia a partir de correntes oceânicas, e foi finalista na categoria de 15 a 16 anos.

Garoto inventa turbina que pode gerar energia a partir de correntes oceânicas

“Depois de pesquisar projetos comuns de turbinas hidráulicas, descobri que os projetos tradicionais são em grande parte semi-submersos e, consequentemente, não podem ser usados ​​em muitas situações”, explicou Ovsak. “Essas situações incluem a captura de correntes oceânicas, por exemplo, ou áreas como países em desenvolvimento, onde pode ser proibitivo o custo de construir uma represa.”

O menino ponderou que esses problemas poderiam ser aliviados e as turbinas hidráulicas se tornariam mais econômicas se pudessem trabalhar completamente submersas sob a água, e poderiam também ser mais eficientes. Ele chegou à conclusão que as aletas que compõem a turbina deveriam ir a favor da água para funcionarem, e não contra ela. Então, o que fez foi girá-las. “Descobri uma relação de engrenagem surpreendente que, teoricamente, proporciona a eficiência ideal.”

Garoto inventa turbina que pode gerar energia a partir de correntes oceânicas

Para testar o projeto, construiu um modelo em escala a partir de itens domésticos. Os testes foram feitos na Universidade de Minnesota. “Com base nos dados comparativos coletados, conclui que a nova turbina alternativa de água seria uma opção viável para aumentar a captação de energia e expandir as oportunidades de extração de energia hidrelétrica.”

Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo.

Compartilhe: