Inventor de Bangladesh cria ar-condicionado sem eletricidade

Por: Redação |

Durante o verão, as temperaturas em Bangladesh passam facilmente dos 45ºC. Um problema para pessoas que vivem em regiões extremamente pobres, como no vilarejo de Daulatdia, na zona rural do país.

Para tentar amenizar os efeitos do calor dos moradores, um inventor bengalês desenvolveu um sistema de ar-condicionado que não necessita de eletricidade e é feito com papelão e garrafas PETs.

A invenção criada por Ashis Paul, e batizada de Eco Coolers, é feita com um pedaço de papelão duro e uma série de garradas plásticas recicladas. São feitos furos no papelão, que acabam preenchidos com os fundos e os pescoços das garrafas cortadas.

Depois de finalizado, o painel é colocado na frente da porta ou janela. O efeito refrigerador é imediato e pode refrescar um espaço interno em mais de doze graus celsius negativos.

Isso acontece porque o ar quente entra nas garrafas pelo lado de fora e depois manda um ar mais frio pra fora pela passagem do fino pescoço.

E, claro, além de trazer este alívio aos moradores da aldeia, também incentiva a reciclagem por meio da coleta de materiais.

Veja no vídeo abaixo como funciona a engenhoca:

https://www.youtube.com/watch?v=oSbZWNk84F4

Com informações do Não Acredito

Compartilhe: