Adolescente usa algas para digerir esgoto e gerar combustível

Por: Redação Comunicar erro

Aos 15 anos de idade, Javier Fernández-Han inventou um sistema modular de energia que usa algas para digerir esgoto e capturar metano para uso como combustível.

Jovem de 15 anos usa algas para digerir esgoto e capturar metano para uso como combustível

De acordo com informações do site Tree Hugger reproduzidas pelo site Hypeness, o objetivo foi o de criar uma solução realmente inovadora para sanar as dificuldades básicas da população de países em desenvolvimento.

O eficiente sistema modular, batizado de Versatile, atende a diversas necessidades e é formado por 12 tecnologias em seis subsistemas. Há a possibilidade de tratar os resíduos e produzir metano e biocombustível. Além disso, o Versatile produz oxigênio e captura os gases do efeito estufa.

O invento foi elogiado por seu poder de personalização e por sua capacidade de tirar resíduos de um lado e usá-los para outro propósito. A invenção pode ser empregada como uma fonte de renda.

Jovem de 15 anos usa algas para digerir esgoto e capturar metano para uso como combustível

Feira de ciências

Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Se você tem ideias como a de Javier Fernández-Han e tem de 13 a 18 anos, pode se inscrever na edição deste ano da Google Science Fair, uma espécie de “feira de ciências” promovida pela gigante da tecnologia. As inscrições serão abertas em setembro e se encerram em dezembro.

Para saber mais, clique aqui. Na página, é possível fazer o download de materiais que podem ajudar os futuros participantes da competição. A empresa disponibilizou para os professores uma biblioteca de materiais didáticos e exercícios específicos com foco no processo de resolução de problemas.

Leia a reportagem completa no Hypeness

Compartilhe: