Jovem com paralisia cerebral inspira tênis da Nike para pessoas com deficiência

Por: Redação | Comunicar erro

Um garoto americano de 16 anos, com paralisia cerebral, aluno do ensino médio e que pretendia se tornar um jornalista esportivo, tinha um grande desejo: amarrar seus tênis sem a ajuda de ninguém. Há três anos, cansado de buscar em vão calçados que lhe oferecessem essa autonomia, Matthew Walzer escreveu em seu blog uma carta endereçada à Nike em que explica sua dificuldade e sugere à empresa que desenvolva um calçado inclusivo.

“Meu sonho é ir para a faculdade da minha escolha sem ter que me preocupar em ter alguém amarre meus sapatos todos os dias. (…) Aos 16 anos, eu sou capaz de me vestir completamente sozinho, mas meus pais ainda têm de amarrar meus sapatos. Como um adolescente que está se esforçando para se tornar totalmente autossuficiente, eu acho isso extremamente frustrante e, às vezes, embaraçoso”, diz Walzer, no blog.

Devido à paralisia cerebral, alguns músculos de seu corpo ficaram enrijecidos e apenas uma de suas mãos tem flexibilidade.

A mensagem chegou à companhia e Tobie Hatfield, diretor de inovação para atletas, foi incumbido de criar o novo produto. Muitas pesquisas e trocas de ideias entre Hatfield e Walzer, além de testes com jogadores de basquete, foram necessárias para que nascesse o Flyease, um zíper acoplado a um velcro que permite que o tênis seja aberto e fechado apenas com uma mão.

Ao puxar o zíper, a parte de trás do tênis se abre como uma laranja sendo descascada, o que facilita o calçar e o descalçar.

“Embora diferentes níveis de mobilidade tornem difícil apresentar uma solução universal, sentimos que esta é uma inovação significativa para alguém que nunca tenha conseguido colocar de forma independente seu pé dentro de um tênis”, disse Hatfield ao site da Nike.

O sonho foi realizado: Walzer está agora no segundo ano da faculdade e já pode amarrar seus  sapatos. “Pela primeira vez na minha vida, posso me calçar sozinho. Quando eu coloco os tênis todas as manhãs, eles dão o maior senso de independência que já senti”, disse ele, ao receber um protótipo.

O primeiro modelo com o sistema Flyease leva o nome do astro do basquete LeBron James (LeBron Soldier 8 Flyease) e estará disponível para compra nos Estados Unidos a partir de amanhã (16) no site www.nike.com.

https://youtu.be/TaNM_T1d1as

Por QSocial

Compartilhe: