Jovem cria teste que detecta ebola em 30 minutos

Por: Redação |

Os métodos atuais para diagnosticar o vírus ebola são caros, complexos, exigem refrigeração desde a fabricação e oferecem o resultado em até 12 horas. Agora, a estudante norte-americana Olivia Hallisey, de 16 anos, da Greenwich High School, em Connecticut (EUA), desenvolveu um dispositivo de baixo custo, chamado “Ebola Assay Card”, que detecta a presença do vírus em apenas 30 minutos.

O aparelho, que pode ser armazenado em temperatura ambiente, foi apresentado na Feira de Ciências do Google, e levou o prêmio principal, de US$ 50 mil. A invenção é baseada no método ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), usado para detectar os anticorpos específicos de determinadas doença, como HIV, hepatite B e tuberculose.

Reprodução/YouTube
A invenção promete detectar o vírus em 30 minutos

Na apresentação da invenção, a jovem explicou que teve a ideia ao ver a “devastadora perda de vidas na África durante a epidemia de ebola de 2014”. O trabalho foi feito com o apoio de professores da Greenwich High School e do Hospital Monte Sinai.

O projeto foi considerado o melhor do concurso do Google, dentre 20 concorrentes. Após a vitória, Olivia espera inspirar outras meninas a se engajarem em pesquisas científicas.

Via O Globo

Compartilhe: