Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Jovem internado há mais de 17 anos completa ensino fundamental

Internado há mais de 17 anos na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o jovem Lucas Barbosa dos Santos, 20 anos, conquistou o diploma do ensino fundamental ao ser aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em agosto do ano passado.

Dos 1.695.607 candidatos inscritos no Brasil, Lucas foi o único da “classe hospitalar” a fazer a prova.

Lucas chegou ao hospital em junho de 2001, com pneumonia. Foi piorando e recebeu o diagnóstico de doença de Pompe, uma anomalia genética que paralisa os músculos. Não saiu mais de lá. Os pulmões deixaram de funcionar e, aos poucos, ele perdeu outros movimentos.

O Paulo Vinícius Coelho, o PVC, da ESPN Brasil visitou Lucas no ano passado
O Paulo Vinícius Coelho, o PVC, da ESPN Brasil visitou Lucas no ano passado

A preparação para o exame durou quatro meses e foi apoiada por nove amigos, estudantes de medicina da FCMSCSP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo).

Eles foram professores de Lucas na hora do almoço. “Tudo começou em uma visita que fiz ao Lucas pelo projeto Santa Maluquice, quando ele me disse que seu sonho era ser astrofísico”, conta Lucas Maschietto Boff, estudante de medicina.

O programa Santa Maluquice consiste em uma atividade extracurricular universitária, vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura da FCMSCSP.

Influenciada pelos ideais e princípios dos “Doutores da Alegria”, organização dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, o projeto conta também com a participação dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade.

Em 2010, Lucas recebeu uma visita de seu ídolo: Neymar. A surpresa foi preparada por uma fisioterapeuta que conhecia o jogador desde a infância em Santos. Outras celebridades já foram vê-lo, como o ex-goleiro e atual técnico de futebol Rogério Ceni e o então governador Geraldo Alckmin. Lucas também foi escolhido pela agência Young & Rubicam como símbolo da Santa Casa em uma campanha publicitária para arrecadar doações de sangue e recursos financeiros.