Conheça o menino de 14 anos que ‘dominou o vento’

Por: Redação Comunicar erro

Diariamente, o Quem Inova apresenta o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. William Kamkwamba, o menino de 14 anos que “dominou o vento”, é um deles.

Conheça William Kamkwamba, o menino malauiano de 14 anos que “dominou o vento”

Na época, o jovem malauiano se deparou com a imagem de um moinho de vento pela primeira vez, de acordo com informações do site Tree Hugger reproduzidas pelo site Hypeness. Isso aconteceu quando ele estava debruçado sobre um livro de uma biblioteca, com a cabeça bem longe. Seus pais não podiam pagar por aulas para o adolescente.

Kamkwamba, porém, começou a refletir sobre sua aldeia e a falta de eletricidade –somente 2% do Maláui é eletrificado– e de como a energia elétrica poderia ajudar no funcionamento de uma bomba de irrigação. O equipamento contribuiria para que sua família e outras pessoas lidassem com as colheitas, evitando que se tornassem escassas.

Foi então que o adolescente teve a ideia de projetar e construir um moinho de vento com base na imagem que ele viu e em uma pilha de lixo de ferro velho. Isso o levou a fazer parte de uma revolução em seu bairro.

Conheça William Kamkwamba, o menino malauiano de 14 anos que “dominou o vento”

O aparelho gerador de energia serve para dotar a casa da família com quatro lâmpadas e dois rádios. Já com 19 anos, ele virou palestrante e sua popularidade o ajudou a conquistar a melhoria do sistema de energia local por meio da incorporação de energia solar e para lhe dar uma melhor educação –ele recebeu um convite para estudar na African Leadership Academy.

Houve também projetos de limpeza de água (bombeada pelo moinho de vento de William, que foi melhorado) e prevenção de malária.

Após sua invenção, ele afirmou que seu sonho era construir um moinho ainda maior para ajudar na irrigação e que colaborasse com toda a sua comunidade.

Leia a reportagem completa no Hypeness

Compartilhe:

Tags: #Energia