Minhoca blogueira vai acompanhar programa da Prefeitura de SP

A agência de comunicação QSocial estreia hoje o Blog da Minhoca, um espaço voltado para informações sobre compostagem doméstica, um processo natural que transforma restos de alimentos em adubo orgânico. A grande novidade está na autora dos textos: uma minhoca, a principal agente desse processo!

Além de tirar dúvidas sobre o sistema e dar dicas, a blogueira vai acompanhar de perto os resultados do programa Composta São Paulo, lançado pela prefeitura e executado pela Morada da Floresta, criadora da ilustração da minhoca. Após receber 10.067 inscritos, 2.000 pessoas foram selecionadas para fazer parte do projeto-piloto, incluindo duas jornalistas da QSocial.

O programa tem a intenção de criar um movimento por uma cidade mais sustentável. Diariamente, 10 mil toneladas de lixo doméstico vão parar em aterros na capital paulista, sendo que apenas 16% é rejeito _aquilo que não pode ser reaproveitado.

Segundo Stephanie Haapalainen Ambar, oficineira da Morada da Floresta, “o programa é parte também de uma pesquisa para criar um banco de dados que vai orientar a criação de políticas públicas para a cidade”.

O Composta São Paulo é composto por três fases: a primeira, encerrada agora em setembro, quando foram entregues as composteiras (três caixas plásticas em que serão depositados os alimentos e as minhocas) e explicado passo a passo como elas funcionam.

Em outubro, será a vez de aprender sobre agricultura urbana e plantio. E, em novembro, haverá o encerramento do projeto-piloto e um espaço para troca de experiências.

Por meio do Blog da Minhoca, os internautas poderão acompanhar a evolução do programa, participar do debate e, também, aprender a montar a sua própria composteira, contribuindo para a redução de resíduos em aterros.

Por QSocial