Nasa enviará sonda à lua de Saturno em busca de vida

Por: Redação Comunicar erro

Onde há água, há vida. Recentemente a Nasa (agência espacial americana) revelou que a sonda Cassini fez imagens holográficas que podem detectar vida em uma das luas de Saturno.

A Cassini encontrou plumas ricas em água no polo sul de Encélado que podem estar escapando de um oceano subterrâneo que fica abaixo de uma camada congelada.

Rachaduras na crosta gelada de Encélado podem permitir que a água líquida de um oceano subterrâneo escape para a superfície na forma de plumas

Desde o final da década 1970, na operação Viking, a Nasa não enviava sondas com essa finalidade. Porém, agora, uma das ideias consideradas é enviar uma sonda aos gêiseres ejetados pelo oceano submerso de Encélado e checar se há organismos vivos no vapor da água.

Pela imagem microscopia holográfica digital, técnica utilizada na sonda, o objeto é iluminado com um lazer. A luz refletida pelo objeto (nesse caso, um micróbio ou sinal de vida) fornece informações de intensidade, volume e massa.

Imagem 3d mostra estrutura interna de Encélado, com seu oceano subterrâneo descoberto pela sonda Cassini

Depois é criada uma foto 3D da imagem captada, ou seja, um holograma que pode reproduzir os movimentos feitos pelo organismo.

Por Pedro Foss Conti de Freitas, Victor Foss Conti de Freitas, João Victor Pereira, Artur Arroyo Fonseca e Vitor Arroyo Fonseca da Escola Concept de Ribeirão Preto

Compartilhe:

Tags: #Nasa