Olimpíada Nacional em História do Brasil abre inscrições

Por: Redação |

Até a próxima terça-feira (20), é possível se inscrever na 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Estudantes do oitavo e do nono anos podem participar, além de alunos do ensino médio e professores voltados à disciplina.

Inscrições para Olimpíada Nacional em História do Brasil estão abertas

Neste ano, o torneio contará com sete fases, com provas on-line nas seis primeiras etapas. A última, somente com os grupos finalistas, será de forma presencial, em Campinas (SP). Essa fase acontece em 18 e 19 de agosto.

Cada equipe deverá ser formada por um professor e três alunos. As respostas, questões de múltipla escolha e realização de tarefas para as fases on-line podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros e na internet e aconselhamento do professor, além de referências e documentos oferecidos pela comissão organizadora.

O torneio prevê também um programa voltado à formação de professores. Em 2018, o quinto curso de formação tem como tema “Narrativas da América: Discursos e Dinâmicas Locais”.

“A Olimpíada mostra além do que a gente vê na sala de aula”, explica Julia Duarte, finalista da olimpíada em 2016. “Por exemplo, o método que eles usam na prova pode ajudar no Enem. Nesse método, não há necessariamente uma resposta errada, você tem que procurar a que mais se encaixa no pedido da questão”, diz. Hoje, Duarte é estudante do curso de história da Universidade de Brasília.

As premiações variam de R$ 1.500 a R$ 8.000
Inscrições para Olimpíada Nacional em História do Brasil estão abertas

Para o professor de história Douglas Braga, do Colégio Militar de Brasília, os alunos que competem chegam com uma bagagem maior a momentos decisivos da vida, como a escolha da profissão e o vestibular. Braga participa há mais de três anos da olimpíada.

“É muito voltada para ser uma avaliação que preza a interdisciplinaridade, o ensino por habilidade e a competência”, afirma o professor. “E é isso o que se cobra hoje em dia em avaliações.”

As iniciativas têm parceria do Departamento de História da Unicamp com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Acesse aqui a página da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Com informações do MEC

Compartilhe: