Painel solar feito com cabelo? Sim, existe e foi criado por aluno

Por: Redação |

Quando o nepalês Malin Karki tinha 18 anos, estava lendo um livro do físico Stephen Hawking. Nele, o autor citava maneiras de criar energia estática a partir de cabelo humano. Por meio do livro, o garoto entendeu que a melanina é um dos fatores de conversão de energia e que poderia substituir outros condutores.

Jovem do Nepal cria placa solar feita com fio capilar, item que barateia a eventual produção

Karki e mais quatro colegas de sua classe, então, decidiram trabalhar em um protótipo de painel solar, de acordo com informações do site Tree Hugger reproduzidas pelo site Hypeness. O aparelho tem 15 centímetros quadrados, pode produzir 9 volts (18 watts) de potência e custaria cerca de US$ 38 (aproximadamente R$ 143) para ser produzido –isso porque o cabelo humano barateia o produto.

Jovem do Nepal cria painel solar feito com cabelo humano, item que barateia produção em massa

O invento do garoto do Nepal pode carregar um celular ou mesmo baterias para fornecer luz solar por uma noite inteira. Agora, a expectativa é de que possa ser produzido em massa.

Jovem do Nepal cria painel solar feito com cabelo humano, item que barateia produção em massa

O Quem Inova está apresentando, todos os dias, o talento de crianças e adolescentes que conceberam as descobertas mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo afora. Já mostramos, por exemplo, o trabalho de uma jovem de 16 anos que desenvolveu um plástico a partir de casca de banana. Você também já conheceu a adolescente Paige Brown, uma menina dos Estados Unidos considerada a “MacGyver do Maine”. Brown criou um método barato e efetivo de purificar água e, potencialmente, limpar córregos poluídos.

Leia a reportagem completa no Hypeness

Compartilhe: