Portland constrói maior ponte-livre de carros dos EUA

Por: Redação Comunicar erro

A cidade Portland, no estado americano do Oregon, é conhecida por ter um planejamento urbano voltado para o transporte público, pedestres e ciclistas. Nos últimos anos, um bairro industrial ao longo do rio Willamette vem passando por uma grande transformação.

A região vai ganhar casas, uma universidade e uma ponte livre de carros. A Tilikum Crossing tem mais de 1.700 metros de comprimento e será a maior ponte do estilo dos Estados Unidos.

Isso significa que haverá malhas ferroviária para trens e bondes, faixas para ônibus, bicicletas e pedestres de duas vias durante toda a extensão da ponte. Em parte, a decisão para deixar de fora carros e motos está no alto custo para compor a nova infraestrutura da cidade.

Com esse passo inicial, a cidade espera servir de modelo para inspirar outras cidades a adotar a construção. A ideia é que os bondes sejam utilizados para circulação central da cidade, os ônibus para fazer as conexões entre os bairros e trens para destinos regionais. As bicicletas, assim como os pedestres, têm como função percorrer distâncias curtas. A inauguração deve ocorrer em setembro de 2015.

Compartilhe:

Tags: #Urbanidade