Premiado, kit transforma cadeira de rodas em triciclo

Por: Redação Comunicar erro

Chegou ao mercado nesta semana o Kit Livre, que por R$ 4.990 transforma qualquer cadeira de rodas em um triciclo motorizado, permitindo autonomia de 20 quilômetros e subidas com até 40º de inclinação. O modelo custa 40% menos que produtos similares importados.

Ele permite o deslocamento em vias pavimentadas _ como ciclovias, ciclofaixas e calçadas _ e possibilita ao cadeirante novas sensações, como um vento no rosto num passeio de bicicleta no parque, entre outras atividades diárias e de lazer.

A tecnologia, que envolve uma terceira roda dianteira com baterias, fez parte da dissertação de mestrado de Júlio Oliveto Alves na Faculdade de Engenharia da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em Guaratinguetá (SP), em 2009.

Compacto, dobrável, leve e resistente a impactos (pesa 15 kg e é feito em aço), proporcionando ao cadeirante maior liberdade de movimentação sem desgaste físico, o Kit Livre venceu o Prêmio Santander – Empreendedorismo 2014.

“Com os R$ 100 mil, abrimos a start-up [Livre Sistemas Motorizados Multifuncionais], que, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Tecnologia Assistiva da Unesp, vai desenvolver novos equipamentos de auxílio de mobilidade direcionada a usuários de cadeira de rodas”, conta o engenheiro.

Ele adianta que já está em fase de protótipo uma bicicleta ergométrica portátil para o cadeirante se exercitar, que pode ser vista na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que termina neste domingo em São Paulo. “Nosso propósito é trazer mais acessibilidade, inclusão social, liberdade, qualidade de vida e felicidade às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.”

Por QSocial

Compartilhe: