Programa busca soluções para problemas de grandes cidades

O projeto de residência tecnológica Red Bull Basement está em busca de cinco projetos ainda em fase inicial para desenvolver soluções urbanas por meio de tecnologia.

Programadores, makers, designers, arquitetos, engenheiros, estudantes e demais interessados podem inscrever seus projetos pelo site www.redbullbasement.com.br até  o dia 28 de maio. Os escolhidos para a edição de 2017 serão anunciados em 12 de junho.

Paloma Oliveira, uma das residentes da primeira edição do Red Bull Basement

Serão selecionados protótipos das mais diversas áreas, como agricultura urbana, produção de energia limpa, saneamento, mobilidade, saúde e bem estar e economia circular –entre outros temas que envolvam questões urbanas e o uso criativo da tecnologia.

Nas edições anteriores, foram desenvolvidos desde projetos como a criação de um pluviômetro caseiro até salas móveis e outros voltados à reflexão sobre as cidades, como um mapa colaborativo ligado a um aplicativo ou um banco sensível ao toque humano.

A residência acontecerá de julho a setembro no Red Bull Station, na região central de São Paulo,  que dispõe de espaço maker com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas.

O Red Bull Basement não se restringe apenas ao programa de residência. Ao longo do ano, também serão oferecidas atividades abertas ao público geral no makerspace e, em agosto, os interessados pelo tema também poderão participar de um festival com palestrantes nacionais e internacionais, que debaterão cidades e novas tecnologias.