Projeto do Rio leva cegos para passear de bike gratuitamente

A sensação de liberdade ao andar de bicicleta vai poder ser sentida por pessoas com deficiência visual a partir do próximo domingo, no Rio de Janeiro, por meio do projeto Pedaleiros.

Bike especial do projeto Pedaleiros, em que um guia pedala junto com um cego

A iniciativa, gratuita, conta com bikes especiais em que guias pedalam junto com cegos ou pessoas com baixa visão. Segundo Rafaello Ramundo, sócio-diretor da Novo Traço, empresa que desenvolveu o projeto, o objetivo é integrá-los e “propiciar um momento mágico, além de impactar também as pessoas que cercam as pessoas com deficiência”.

O Pedaleiros será lançado no Parque de Madureira, no Rio, mas a ideia é expandir sua atuação para todo o país, sendo São Paulo a próxima cidade.

No domingo, haverá roda de samba com Gabrielzinho do Irajá, Zé Luís do Império e Rodrigo Carvalho, shiatsu express e também um momento de experiência para quem enxerga, que poderão pedalar de olhos vendados. A capacidade de atendimento será de cerca de 300 pessoas com deficiência visual, das 9h às 18h, com passeios de 15 minutos.

“Nossa missão é gerar cultura e entretenimento e tirar os cegos de dentro de suas casas. Além disso, fazer com que as pessoas vejam o que as possibilidades físicas dos olhos não podem ver. Pedaleiros foi criado para engajar esse público com atividades de lazer atreladas à segurança”, afirmou Rafaello.

Ciclista cego pedala junto com guia em passeio do projeto Pedaleiros, no Rio

*

SERVIÇO

O quê: Pedaleiros Day
Quando: domingo (12)
Onde: Parque de Madureira (RJ)
Quanto: gratuito
Informações: https://www.facebook.com/projetopedaleiros

Por QSocial