Projeto leva cadeirantes para conhecerem a praia em Florianópolis

O projeto Porta a Porta ajuda os cadeirantes a conseguirem ir à praia

Algumas coisas podem parecer simples para nós, como ir ao cinema ou à praia, para quem tem algum tipo de deficiência de locomoção as vezes é praticamente inviável. Mas um projeto está promovendo a inclusão social de cadeirantes em Florianópolis (SC).

O Porta a Porta ajudas cadeirantes a conseguirem ir à praia e experimentar a sensação do mar. Com ajuda de esteiras acessíveis e cadeiras anfíbias, eles podem entrar no mar para se banhar.

Cadeirantes aproveitam praia acessível em dia de sol em Florianópolis

É o caso da jovem Andreila Salete Franzein, 18 anos, que realizou o sonho de conhecer o mar pela primeira vez.

Com auxílio do projeto Porta a Porta, ela e outros sete cadeirantes puderam aproveitar a praia.

“Quando assisti na TV fiquei um pouco com medo, mas aqui, com os salva-vidas, eu me senti muito segura. Eu já tinha vindo sem a cadeira, sabe, mas não é a mesma coisa”, disse a jovem, sorridente.

A iniciativa faz parte do programa “Floripa dáx um banho”, realizado pela Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a iniciativa privada, Corpo de Bombeiros Militar e Porta a porta.

Equipamentos estão disponíveis nos postos de guarda-vidas

A operação dos equipamentos é feita pelos guarda-vidas, que durante todo o tempo de permanência na água, apoiam e zelam pela segurança do cadeirante. O serviço está disponível de segunda a domingo, a partir das 9h.

“A prefeitura de Florianópolis realizou mais de 40 obras para viabilizar o acesso do estacionamento de cada uma das nove praias acessíveis até o ponto da praia onde estão a esteira e as cadeiras anfíbias. Além dessas, outras praias receberam melhorias nos decks, rebaixamento de meio fio e recomposição de decks com acesso de cimento. Tudo para que os deficientes também possam curtir nossas praias”, finaliza o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

As praias acessíveis capital catarinense são Jurerê Internacional, Ingleses, Ponta das Canas, Barra da Lagoa, Joaquina, Areias do Campeche, Lagoa do Peri, Armação e Cachoeira do Bom Jesus