Projeto premiado insere poesia ao currículo de escolas dos EUA

Por: Redação Comunicar erro

A National Book Foundation, dos Estados Unidos, anunciou neste mês o vencedor do Inovações em Leitura 2018, seu prêmio anual de impacto social por meio da literatura. Neste ano, ganhou a Academia de Poetas Americanos por seu programa de poesia Teach this Poem (Ensine este Poema).

Projeto premiado Teach this Poem tenta inserir poesia ao currículo de escolas dos Estados Unidos

A cada ano, a fundação homenageia um indivíduo ou organização que desenvolveu um projeto inovador que defende a literatura. Entre os vencedores anteriores estão o Barbershop Books, que coloca livros em barbearias para ajudar a inspirar jovens negros a ler, e o Next Chapter Book Club, um programa de leitura para adolescentes e adultos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento.

Teach this Poem é um recurso semanal que ajuda professores a adicionar poesia ao seu currículo. O projeto foi lançado pela primeira vez em 2015 no site poets.org, da academia, mas a ideia foi de um professor.

Toda semana, o órgão envia um e-mail com um poema, juntamente com informações interdisciplinares –questões de discussão em sala de aula e ofertas multimídia, como mapas, vídeos, fotografia e sugestões de leitura relacionadas. Tudo é feito para ajudar os professores a incorporar a poesia na experiência da sala de aula.

Projeto premiado Teach this Poem tenta inserir poesia ao currículo de escolas dos Estados Unidos

“Ajudar os professores a ensinar poemas tem sido parte do nosso DNA desde os nossos primórdios. Temos uma postura pedagógica: um poema não é um enigma para ser ‘resolvido'”, explica Jen Benka, diretora executiva da academia.

Cada um dos poemas selecionados está vinculado a eventos atuais. Nos três anos desde o seu lançamento, dezenas de milhares de pessoas se inscreveram no projeto, superando as expectativas.

Leia a reportagem completa no Mashable

Compartilhe: