Projeto pretende conectar o cérebro ao computador

Por: Redação

Construir um veículo elétrico para o mercado popular ou colonizar Marte não são projetos suficientemente ambiciosos para Elon Musk. Segundo o The Wall Street Journal, o bilionário empreendedor quer, agora, conectar computadores ao cérebro humano para ajudar no relacionamento entre homens e máquinas.

Elon Musk, fundador e chefe executivo da Tesla

O fundador e chefe executivo da Tesla e da Space Exploration Technologies Corporation (ou simplesmente SpaceX) está por trás de outra empresa, a Neuralink. O objetivo: caminhar rumo à inteligência artificial por meio do que Musk tem chamado de “laço neural”.

O empresário acredita que uma interação mais íntima entre mente e máquina pode resolver problemas de usabilidade, memória e controle. Ele já havia falado sobre o tema anteriormente. Disse, inclusive, que via os seres humanos semelhantes a ciborgues no futuro.

Futuro pode significar uma conexão íntima entre humanos e máquinas

Na área médica, eletrodos e outros implantes têm sido utilizados ​​para ajudar a melhorar efeitos de Parkinson, epilepsia e outras doenças neurodegenerativas. O uso de aparelhos complexos no crânio, porém, é muito reduzido, devido ao perigo de um procedimento invasivo como este.

Mas isso é considerado apenas um desafio para os gigantes do Vale do Silício, que parecem querer ingressar cada vez mais no âmbito da interação biologia-tecnologia.

Com informações do The Verge

Compartilhe:

Tags: #Projeto