Realidade virtual promete ser a inovação da indústria gamer

Por Fernando Babu

Sem nenhum grande console para ser lançado no horizonte, tanto o Playstation 4, da Sony, quanto o Xbox One, da Microsoft, foram lançados no final de 2013 e irão ficar no mercado pelos próximos cinco anos, a indústria de videogames, maior mercado de entretenimento do mundo com faturamento anual na casa dos US$ 90 bilhões, precisa inovar o tempo todo para continuar a atrair seus milhões de consumidores.

Já tivemos controles com sensores de movimento, jogos em 3D e até instrumentos musicais nos lugares dos joysticks na guerra para conquistar o consumidor gamer. Agora, a próxima batalha gamer será no campo da Realidade Virtual. Vários óculos de VR (Virtual Reality) serão lançados no mercado e dois deles possuem apoio das gigantes do setor Sony e Microsoft.

A Sony depois de investir em controles dualshock, câmera eye e outros acessórios para o PS4, está produzindo seus próprio óculos VR chamado “Playstation VR” (Antigo “Projeto Morpheus”). O aparelho funcionará conectado ao PS4 e fará uso de seu poderoso hardware para exibir imagens em Full HD (1080p) a uma taxa de atualização de até 120 Hz, o dobro da capacidade do modelo atual. A empresa alega que mais de 100 jogos estão atualmente em desenvolvimento para o Playstation VR enquanto que afirma que os principais títulos do PS4 serão adaptados para o aparelho.  Sua data de lançamento de preço ainda não foram revelados, mas o mercado espera mais novidades na E3 desse ano.

Já a Microsoft, embora esteja produzindo seu próprio óculos de realidade virtual, o “HoloLens”, está apoiando o desenvolvimento de óculos de terceiros, mais precisamente o “Oculus Rift”. Por enquanto eles não são compatíveis diretamente com o Xbox One, mas foram projetados para funcionarem com PCs equipados com Windows 10 e virão com um controle de Xbox One. As imagens serão geradas a 90 Hz a uma resolução superior a Full HD: 2160 x 1200 em cada lente. Os primeiros compradores receberão seus Oculos Rift a partir de 28 de março, seu valor é de salgados US$ 599. Já o “HoloLens” não tem data para estrear no mercado mas analistas afirmam que ele estará pronto para o consumidor final até 2020.

Além de Sony e Microsoft, outra empresa promete lançar seus óculos de realidade virtual ainda esse ano: a HTC em parceria com a Valve (dona da maior loja digital de games do mundo) promete colocar no mercado seu “HTC Vive” em abril.

Uma coisa é certa: seja lá quantos óculos forem lançados esse ano, ou se a batalha gamer for travada no campo real ou virtual, a guerra por esse mercado de US$ 90 bilhões está longe de terminar.

*Fernando Babu é apaixonado por videogames e escritor gamer no site GameZerado