Reconhecemos pessoas ‘poderosas’ pelo seu tom de voz

Pesquisa publicada no periódico “Psychological Sciente”, sugere que estar em uma posição de poder altera fundamentalmente o tom de voz e as prioridades acústicas básicas das pessoas. O estudo da Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, afirma também que os ouvintes percebem e assimilam esse tipo de mudança de tom daqueles que estão comandando.

Foto: Wikimedia Commons

Para isso, os autores realizaram dois testes. No primeiro, convidaram 161 estudantes para que lessem algumas passagens (umas como se interpretassem líderes com informações valiosas e outras como se fossem chefes inseguros). Depois de comparar as gravações, a equipe percebeu que as vozes daqueles que eram “poderosos” se mostraram mais monotônicas e marcantes.

Em um segundo experimento, os cientistas mostraram as gravações dos testes primários para outro grupo de controle. Depois de ouvirem, os participantes listaram aqueles que aparentavam serem líderes e os que não. Os resultados mostraram que as respostas estavam quase completamente corretas.

Quem deu o empurrão final para a pesquisa foi a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, conhecida pelo apelido “Dama de Ferro”.