Semáforo identifica se pedestre precisa de mais tempo para atravessar

Por: Redação

Os semáforos de grandes cidades têm um tempo padronizado e curto para o pedestre atravessar, sem levar em consideração se a pessoa é idosa ou tem dificuldades de locomoção. Os designers britânicos Ross Atkin e Jonathan Scott resolveram achar uma solução para o problema: eles criaram um sinal inteligente que detecta quando alguém precisa de mais tempo para andar.

O sistema desenvolvido funciona através de um aplicativo que conecta o smartphone ao semáforo ou poste de luz. Nele, é possível registrar a necessidade de cada usuário, que será identificada quando ele caminhar próximo ao local que tem o dispositivo capaz de ajudá-lo.

O projeto do dispositivo quer evoluir para atender outras necessidades, como criar um poste que ilumine de forma mais intensa a rua quando alguém necessitar ou que verbalize o nome da rua e do estabelecimento para deficientes visuais.

A ideia está pronta para ser testada nas cidades e protótipos do sistema já estão instalados no London’s Design Museum, como parte da exposição do Designs of the Year 2015.

Via Estadão PME

Compartilhe: