Sensor de umidade do solo poupa água e funciona com aplicativo

Por: Redação Comunicar erro

O Umisolo é um sensor de umidade do solo que funciona com um celular. O dispositivo foi criado em São Carlos, no interior de São Paulo, com o objetivo de quantificar a água utilizada em cultivos, gerando economia de recursos e aumento da produtividade.

Sensor de umidade do solo poupa água e funciona com aplicativo

“Com este projeto, estamos trazendo a alta tecnologia aplicada na grande indústria do agronegócio para o pequeno produtor, para o paisagista e até mesmo para os vasos de plantas de nossas casas”, dizem os organizadores de uma ação de apoio ao dispositivo na internet. “Soluções para quantificação da umidade do solo existem, porém são limitadas em praticidade e têm elevado custo de implantação. O nosso sistema foi pensado de forma a simplificar e reduzir custos o quanto fosse possível.”

Como funciona

O sensor utiliza computadores portáteis, como smartphones e tablets, como aparelhos de medição e coordenação de cultivo.

O Umisolo requer um prazo para entrar em equilíbrio hídrico com o solo em que está em contato, a fim de tomar medidas precisas. A instalação foi criada para ser intuitiva e rápida, dispensando conhecimento agronômico e computacional por parte do usuário.

Sensor de umidade do solo poupa água e funciona com aplicativo

O aplicativo calibra a medição da umidade para qualquer tipo de solo. O sistema pode ser constantemente atualizado e aprimorado.

Um único sensor pode fazer a cobertura de uma ampla linha de cultivo, desde que condições como temperatura, luminosidade, tipo de solo, profundidade de raízes e meio de irrigação sejam iguais.

A ação na internet visa a arrecadar fundos para a disseminação do sensor. A meta é reunir R$ 100 mil para despesas como pagamento de impostos, fabricação e produção de peças (para gerar estoque de 150 itens) e divulgação e melhoria do dispositivo. Há recompensas para os colaboradores.

Compartilhe: