Série retrata pessoas com Down em luta pela diversidade

Por: Redação Comunicar erro

A fotógrafa islandesa Sigga Ella lançou uma série inspiradora, intitulada “Firsts and foremost I am” (“Em primeiro lugar eu sou”), que reúne 21 fotos de pessoas com Down para promover a diversidade.

Para fazer o projeto, a artista entrou em contato com a Associação da Síndrome de Down da Islândia, além de sua família e amigos, com o intuito de reunir um grupo de pessoas entre nove meses e 60 anos. Em referência ao cromossomo 21 que causa a condição genética, Ella selecionou 21 modelos para ilustrar a série.

A fotógrafa, que tem um parente com Down, resolveu capturar as imagens após ouvir um programa de rádio que discutia as questões éticas levantadas ao se fazer um diagnóstico pré-natal para detectar as condições dos bebês. O projeto teve o intuito de provocar as pessoas a pensarem que somos únicos e devemos celebrar a diversidade dos seres humanos.

Durante o ensaio, Sigga não deu instruções aos participantes sobre como se vestir ou posar, os deixando confortáveis. O título da série foi inspirado em um artigo escrito por Halldóra Jónsdóttir, uma das mulheres retratadas no projeto.

O ensaio teve início em 2013, com o trabalho final de Ella na Escola de Fotografia de Reykjavik. Os retratos foram exibidos pela primeira vez no colégio em fevereiro do ano passado. Atualmente, a exposição está no Museu de Fotografia de Reykjavik e, em maio, irá para o Festival de Arte Fotográfica de Varsóvia, na Polônia.

Veja mais:

Via Movimento Down

Compartilhe: