Sistema de áudio promete evitar trânsito caótico

Por: Redação |

O trânsito nas grandes metrópoles a cada dia se tornam mais insuportável. Gerenciar esse problema para o bem-estar da população tem sido um desafio para os governantes e órgão de transporte. Sendo assim, a Espanha criou uma solução que pode inspirar várias cidades no mundo para diminuir o tráfico caótico.

O projeto EAR-IT, instalado na cidade de Santander, utiliza sensores acústicos para medir os sons das ruas da cidade e determinar a atividade em tempo real no terreno. O esquema experimental colocou centenas de unidades de processamento acústico em torno da comunidade autônoma.

O objetivo dessa tecnologia é captar os sons que estão sendo emitidos em qualquer área da cidade e, quando processados por meio de um mecanismo de reconhecimento de áudio, possam fornecer os dados sobre o que está acontecendo na rua. Também foram desenvolvidos pequenos ‘motes’ para fornecer informações mais precisas sobre a localização de cada som.

O sistema é capaz de utilizar ruídos da cidade para detectar e fazer alerta aos cidadãos sobre congestionamento de tráfico, disponibilidade de estacionamentos e a localização de ambulâncias.

Os responsáveis pela invenção, atualmente, estão testando uma versão indoor que pode detectar se um residente idosos caiu ou desligar as luzes quando a sala fica em silêncio. De qualquer maneira, a ideia do projeto é explorar dados de sons para tornar os espaços mais inteligentes.

Compartilhe: