Smartphone permite que imagens de livro ‘ganhem’ vidas

O prestigiado fotojornalista norte-americano Rick Smolan resolveu unir suas duas paixões –fotografia e tecnologia– em livro interativo. A ideia do projeto Inside Tracks é oferecer aos leitores informações sobre as fotos que estampam a publicação usando um smartphone. Basta direcionar o aparelho para o livro e conferir um vídeo com informações extras sobre a imagem específica.

O livro em questão é um ensaio registrado para a “National Geographic” que relata a viagem da escritora australiana Robyn Davidson durante sua jornada de 2.720 quilômetros pela Austrália, na década de 1970. A viagem resultou em vários prêmios de fotografias que, agora, foi transformado em um filme com o mesmo nome: Inside Tracks.

Ao visualizar as imagens e ler as citações de Robyn durante a viagem, os leitores também podem ter uma ideia melhor da inspiração para as cenas dos filmes e, ao mesmo tempo, de como foram criadas. Ao apontar o smartphone para uma imagem, o conteúdo do vídeo é imediatamente é desbloqueado.

Existem outras maneiras de incorporar a tecnologia acessível para imprimir livros e torná-los atraentes para os leitores da nova geração?