Startup israelense desenvolve cadeira de rodas de plástico

Por: Redação Comunicar erro

Uma startup israelense desenvolveu uma cadeira de rodas de plástico que promete ser mais barata, confortável e durável do que as convencionais. Colorida, as cadeiras desenvolvida pela Wheelchairs of Hope pesam 10 quilos, em comparação aos 17 quilos das cadeiras convencionais.

wheelchairs-for-hope-interna
Foto: Divulgação

“As cadeiras de roda dos últimos 50 anos são quase iguais. Elas se parecem com algo projetado por um engenheiro, sem nenhuma ênfase no design ou na interface humana das pessoas que são obrigadas a ficar nelas 24 horas por dia”, diz Pablo Kaplan, um argentino que mora em Israel e que desenvolveu o projeto junto com sua mulher, Chava Rotshtein.

A decisão de usar plástico na fabricação de uma cadeira de rodas não foi por acaso. Kaplan e Rotshtein trabalharam durante anos na Keter Plastic, fabricante de plásticos israelense de grande renome. Antes de fundar a Wheelchairs of Hope, o casal montou uma empresa de plásticos na Suíça. Enquanto preparava para voltar a Israel, o casal resolveu desenvolver a cadeira de rodas de plástico. O dispositivo custa o equivalente a US$ 100 (cerca de R$ 312).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já aprovou os critérios de segurança da cadeira de rodas infantil. A Unicef também demonstrou interesse em apoiar o projeto. No site oficial, Kaplan declara esperar apoio dos países periféricos para disponibilizar profissionais de saúde que ensinem as crianças a usar corretamente o equipamento.

Com informações da revista ‘Crescer

Compartilhe: