Teste pode determinar idade real do nosso corpo

Um grupo de cientistas da Universidade de King’s College, em Londres, criou um exame de sangue que pode estimar o quão rápido cada pessoa envelhece. De acordo com os pesquisadores, o teste pode ser usado para prever o risco de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer, bem como a juventude de órgãos doados para transplantes.

O exame mede a vitalidade de certos genes, e por isso poderia ser usado em órgãos doados para transplantes para avaliar suas idades biológicas e, portanto, o risco de falharem depois de terem sido transplantados.

Além da possibilidade de aplicar o teste para a demência, os cientistas britânicos acreditam transformar o exame em uma forma de adivinhar a verdadeira idade biológica dos seres humanos. De acordo com os cientistas, nenhum corpo humano é igual e o teste seria essencial para ajudar a definir a idade, assim como diagnosticar a demência.

Também será possível usar o teste para rastrear idosos que têm uma idade biológica jovem, para que eles sejam considerados como doadores de órgãos, caso venham a falecer.