Três cidades brasileiras integram rede de cidades criativas da Unesco

Três cidades brasileiras acabam de ser incluídas na Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Belém (PA) foi selecionada na categoria Gastronomia; Salvador, na categoria Música; e Santos (SP), na categoria Filme.

Vista do Mercado Ver-o-Peso , em Belém, no Pará

A rede foi lançada em 2004, com o objetivo de aproximar cidades que adotam soluções criativas para promover o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a produção cultural. Outras duas cidades brasileiras já estavam na Rede desde 2014: Florianópolis (SC), em Gastronomia; e Curitiba (PR), em Design. O Brasil conta agora com cinco representantes na Rede.

Neste ano, foram selecionadas mais 47 cidades de 33 países. Com isso, a Rede passa a reunir 116 municípios em todo o mundo, distribuídos em sete categorias: Artesanato e Arte Folclórica, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Música e Artes de Mídia.

Ao aderir à rede, as cidades assumem o compromisso de firmar parcerias para promover indústrias culturais, compartilhar melhores práticas, incentivar a participação popular e integrar a cultura nas estratégias de desenvolvimento econômico e social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que foi adotada pela comunidade internacional em setembro de 2015, aponta a cultura e a criatividade como fatores-chave para o desenvolvimento urbano sustentável. A atuação da Rede está alinhada à nova agenda global.

A próxima reunião da Rede de Cidades Criativas da Unesco está prevista para setembro de 2016, em Östersund (Suécia).

Via ONU Brasil