TRT cria personagem para esclarecer direitos trabalhistas

Por: Redação
Justina, personagem criada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Justina, personagem criada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Ela já foi aprendiz e estagiária e neste mês começa sua primeira experiência como trabalhadora celetista. Com página própria no Facebook, Justina Labor da Silva é uma personagem fictícia que transita por diferentes situações profissionais ao longo de sua vida, apresentando dúvidas comuns a todos os trabalhadores.

Para saná-las e explicar os direitos trabalhistas aos cidadãos, de modo simples e objetivo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região criou o projeto “Justina – A vida de uma trabalhadora como você”. Ao todo, serão mais de 50 dicas, uma por semana, com conteúdo explicativo revisado pelos magistrados.

“A intenção é abordar as mais diversas etapas da trajetória profissional de uma pessoa, conseguindo atingir adolescentes, jovens e adultos, de modo a trazer dicas sobre o direito do trabalho tanto para trabalhadores quanto para empregadores”, explica a desembargadora Silvia Devonald, presidente do TRT-2.

Justina trabalhando como estagiária
Justina trabalhando como estagiária

Num dos últimos posts, Justina desabafa que “tão demitindo geral” e “quem tá ficando tem que acumular o serviço dos que estão indo embora”. Diz que sobrou para ela “muita coisa da parte financeira”, que “é muita responsa” e não foi treinada pra isso.

E pergunta: “Estagiário pode fazer trabalho de empregado?” E o TRT esclarece que “se as atividades atingem as finalidades do estágio, não há desvirtuamento do contrato. Mas, para tudo, claro, há limites”.

Por QSocial

Compartilhe: