Universitários criam dobrador de camisetas

Elas compõem 6 em cada 10 peças de roupas de um jovem universitário. Mas manter as camisetas dobradas é o maior empecilho para um armário organizado. Pensando nisso, um grupo de primeiranistas de engenharia de produção da UniRitter resolveu trabalhar em um protótipo de um aparelho para dobrá-las.

Embora a ideia não seja inédita, ela foi aperfeiçoada com a utilização do ecoflex, um material mais resistente que o papelão. “Também trocamos o sistema de dobradiças metálicas por um com tecido adesivo em uma das faces, o que torna mais prática a dobragem e facilita o armazenamento”, diz Adriano Moreira da Silva.

Para dobrar uma camiseta da forma convencional, são gastos 13 segundos, em média, segundo cronometragem dos estudantes. Com o dobrador, o tempo é reduzido para apenas 5 segundos. Adriano testou o protótipo em casa e notou “um aumento do espaço disponível e a criação de um padrão visual”.

Além do produto apresentar funcionalidades para o público-alvo, os estudantes consideram que a solução pode ser utilizada em escala comercial. Lojas, lavanderias e estoques de confecções seriam clientes em potencial. No protótipo, eles gastaram R$ 25, mas, em escala, estimam que o custo caia, no mínimo, 15%.

Por QSocial