USP lança nova edição de dicionário de Libras

Por: Redação | Comunicar erro

Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) lançou uma nova edição do “Dicionário da Língua Brasileira de Sinais – Libras em Suas Mãos” (R$ 290) nesta semana, informou o blog “Vencer Limites”, do Estadão.

Editado em três volumes, o livro incorpora mais de 13.400 sinais de todas as regiões do Brasil, principalmente Nordeste, Sul e Distrito Federal.

São mais de 13.400 sinais de todas as regiões brasileiras

A obra foi elaborada a partir de informações coletadas de surdos que usam a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como único meio de comunicação. A USP mantém pesquisas sobre o tema desde 1994.

O dicionário apresenta a soletração digital por meio da fonte Capovilla-Raphael, que permite a uma criança surda analisar a composição das palavras escritas e convertê-las para letras em formas de mão.

Soletração com fonte Capovilla-Raphael permite análise da composição das palavras escritas e conversão para letras em formas de mão

“A língua é dinâmica. É viva”, diz Fernando Capovilla, coordenador e orientador do programa de pesquisa lexicográfica em Libras.

O aprendizado é um instrumento importante para a pessoa sem deficiência auditiva conversar, interagir, compreender e ser compreendida por surdos.

Leia a reportagem completa no Estadão

Compartilhe: