Histórias reais de empreendedores que alavancaram seus negócios

Informar

7 soluções para os problemas mais comuns dos empreendedores

Sebrae desenvolve soluções digitais gratuitas tanto para quem quer empreender quanto para quem já tem o seu próprio negócio

Por: Publi

Você teve uma ideia ótima e depois de um tempo matutando sobre como tirá-la do papel, resolveu, enfim, empreender. Uma empresa de sucesso não existe da noite para o dia e costuma passar por alguns percalços. Nessa jornada você pode contar com todo apoio do Sebrae que oferece soluções digitais totalmente gratuitas e online, tanto para quem está dando os primeiros passos no universo do empreendedorismo quanto para quem já começou a trilhar essa estrada e precisa de acompanhamento para atingir o sucesso.

Para que você esteja preparado sobre as possíveis situações que podem aparecer, listamos os 7 problemas mais comuns que quem está empreendendo costuma enfrentar e as soluções para cada um dos desafios. Confira:

Não saber por onde começar

Muitas pessoas têm uma boa ideia, que supre as necessidades de um nicho de mercado, mas desistem de seguir em frente, pois não sabem por onde começar. Para resolver isso você pode fazer um dos cursos EAD do Sebrae que são online e totalmente gratuitos. Assim, de onde você estiver, pelo celular ou pelo computador, você recebe as orientações necessárias para finalmente tirar sua ideia do papel.

O curso “Empreendedorismo como opção de carreira” por exemplo, vai te dar uma mãozinha para que você avalie quais são suas competências e se você tem o perfil de um dono de negócio.

Não ter um plano de negócios

Por mais brilhante que seja sua ideia, somente através de um plano de negócios vai ser possível avaliar se ela é viável ou não. Este documento te orienta sobre qual o ramo de atuação, os produtos e serviços que você pode oferecer, quem são seus potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. Além disso, quais os pontos fortes e os desafios que seu “sonho” pode vir a enfrentar.

Se você não tem a menor ideia de como fazer isso, fique tranquilo. O Sebrae te ajuda sem nenhum custo. Até mesmo se você já deu início ao seu negócio, mas sem um plano, ainda dá tempo de realizá-lo. Aprenda através de um curso online como montar um plano de negócio e tenha um empreendimento de sucesso.

Não ter nenhum planejamento

Você desenvolveu seu plano de negócios e descobriu que sua ideia é viável, agora é importante planejar as próximas etapas para tirar seu sonho do papel. Aquela célebre frase de Lewis Carroll cai como uma luva para você que quer começar seu negócio: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. O que acontece muitas vezes é que o pequeno empreendedor fica totalmente envolvido com questões operacionais e acaba dedicando pouco ou nenhum tempo a planejar as ações e por fim toma decisões sem embasamento que podem comprometer o sucesso do negócio. Neste curso online você aprende sem custo a fazer um planejamento. Clique aqui e saiba mais.

Não saber como resolver os desafios do negócio

Nesse momento que tal fazer um check-up da sua empresa? Com ele você vai  identificar o panorama atual da sua empresa e descobrir  quais desafios e os que pontos precisam ser melhorados para ter um negócio de sucesso. O Check-up Empresa do Sebrae é gratuito e pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Veja como funciona:

Você faz um cadastro para acessar todos os serviços da plataforma. Escolhe o Check-up Empresa, clica no perfil que você tem interesse em faz a análise. Clica em “Realizar Diagnóstico” e responde a alguns questionamentos importantes. O resultado fica salvo por data e tema, para que você possa fazer um acompanhamento posterior.  Você consegue fazer o diagnóstico tanto do seu celular quanto do seu desktop.

O interessante é que esse diagnóstico não é genérico, ele é focado no momento atual da sua empresa e vai apresentar soluções gratuitas e assertivas conforme o diagnóstico realizado. Clique aqui e faça agora o seu Check-up Empresa agora.

Não saber como captar recursos para seu negócio

Muitos empreendedores esbarram numa questão importe: a falta de aporte financeiro. Para resolver o que parece ser um problema sem solução, o Sebrae oferece diversos cursos online para te orientar neste sentido. Lá você descobre como captar recursos para o seu negócio. Além disso, há uma consultoria online que te orienta a sanar dúvidas sobre este tema e tantos outros.

Ter dificuldades para fazer a gestão financeira

Além de saber administrar seu negócio é fundamental saber gerenciar de forma adequada as finanças, para não comprometer o sucesso do seu negócio. No curso online do Sebrae você aprende como fazer a gestão financeira, ter um fluxo de caixa e até mesmo como desenvolver estratégias financeiras para o crescimento do seu negócio. Tudo isso você aprende online, sem custo em cursos de educação a distância. Que tal começar agora?

Não saber como divulgar a empresa

Com a tecnologia divulgar sua empresa pode ser feito até mesmo de seu celular, quer dizer ficou muito mais prático. Porém ter conhecimento das ferramentas de marketing digital e saber utilizar as redes sociais de forma assertiva é muitas vezes um grande desafio. Por isso, os cursos online do Sebrae podem te dar uma mãozinha para você aprender sobre tudo isso sem gastar nada.

Para solucionar estes e outros desafios do seu negócio conte com o apoio do Sebrae SP que oferece soluções digitais gratuitas.