Guia de sobrevivência para a Virada Cultural 2019

Como curtir os shows e eventos sem passar sufoco

Por: Publi |

Olha a Virada Cultural 2019 aí gente! Um dos festivais mais aguardados do ano está chegando, e sua 15º edição promete ser uma das mais marcantes. O evento vai reunir cerca de 1200 atrações, em 24 horas de programações variadas e gratuitas: Confira a programação completa.

Com tantas atrações incríveis, a gente sabe que todo mundo vai para rua e ainda fica um tempão fora de casa! Por isso, é muito importante se organizar pra folia e garantir até o último segundo de alegria.

Pra você não passar sufoco, separamos algumas dicas preciosas. Vem com a gente!

1- Xixi sem crise

A organização do evento disponibilizará aproximadamente 116 banheiros químicos – incluindo banheiros para pessoas com necessidades especiais – que serão espalhados por 61 locais de serviços ao redor da cidade – 57 deles no centro de SP.

Dica especial para as meninas: Vocês já ouviram falar de coletor urinário? São pequenos cones que ajudam as mulheres a fazerem xixi de pé. Há opções reutilizáveis e também descartáveis, sendo do mesmo material dos copinhos coletores. É possível achar esse produto em farmácias e afins.

2- Protetor solar

Independente da previsão do tempo – se vai fazer calor ou tempo nublado – é sempre bom proteger a pele de queimaduras solares. Já que você vai passar muito tempo na rua, aplique o protetor principalmente no rosto e na região dos braços. Às vezes, os danos não aparecem na hora, e você vai sentir o preju só quando voltar pra casa. Cuide-se. Sua pele e sua saúde agradecem.

3 – Localizador do WhatsApp

Quer ficar conectado e não se perder dos amigos durante a Virada? O localizador do WhatsApp pode te salvar. É bem simples. Você ativa o GPS do seu celular, clica no ícone de anexo – o mesmo que usa para enviar foto e vídeos – e depois seleciona a opção “compartilhar localização”, envia e pronto. O indicador poderá informar sua posição em tempo real e você ainda pode escolher quanto tempo ela fica ativa (de 15 min até 8 horas).

4 – Calçado confortável

Tome cuidado com o que irá calçar nos pés. Essa decisão pode definir a qualidade do seu rolê. Indicamos calçados que não causem dores no seu pé, sem salto, e que de preferência, sejam fechados, como botas ou tênis (cano alto, médio ou baixo). Como você irá passar horas em movimento e em locais com muitas pessoas, o calçado fechado protege seus pés de lesões, bitucas de cigarro, cacos de vidro, etc.

5 – Água é vida

Você já deve saber, mas é sempre bom reforçar: água é vida e fundamental pra saúde. Faça uso de garrafinhas ou copos de plástico, visto que é possível reutilizá-los. Dica amiga: caso queira sua água sempre geladinha, coloque-a no congelador antes de sair de casa.

6 – Planeje seu deslocamento

Com a cidade povoada de shows e atrações culturais, você vai precisar se locomover sem estresse para curtir tudo o que quiser. Valorize vários meios de transporte para garantir uma locomoção mais ágil! Dica: junte os amigos para pedir seu 99 e pagar ainda mais barato no rolê. O carro pode levar vocês para locais estratégicos, pertinho das atrações. Para sua segurança e comodidade, use a 99 para chegar ao destino final ou integre as viagens no aplicativo ao transporte público, chegando a estações de metrô e terminais de ônibus mais próximos da festa.

7 – Dinheiro trocado

Para sobreviver e ser feliz, é importante comprar aquela comidinha, bebida ou outras coisitas más. Leve dinheiro trocado. Assim, você facilita a vida dos comerciantes e a sua! Mas é preciso ter atenção com o dinheiro e tomar cuidado com os locais em que você abrirá a carteira. Fiquem ligadxs.

8 – Leve apenas o necessário

Claro que você vai andar bastante e pular muito nos shows! Não vai sair por aí deixando souvenirs pra todo mundo, né? Vá no básico e funcional para guardar celular, dinheiro e documento, como pochete, doleira ou uma pequena bolsa.

9 – Cuidado com o celular

Quer registrar todos os momentos da Virada Cultural com o seu celular? Não tem problema! Porém, tenha cuidado onde e como você faz esses registros. Guarde o dispositivo em um local seguro e dá uma sacada ao redor antes de investir no clique. Em ambientes aglomerados e cheios, é mais fácil de perder ou acabar sendo vítima de furtos.

10 – Confira a previsão do tempo

Estamos em pleno outono, mas a gente sabe que o clima é uma caixinha de surpresas! É bom checar a previsão do tempo e levar uma capa de chuva se houver chance de chover ou aquela famigerada blusinha, caso faça frio.

11 – Evite comidas e bebidas de procedência duvidosa

Não faltarão atrações e locais para dar aquela abastecida na fome ou na sede. Então, mantenha a calma e garanta seu divertimento sem piriri! Esta edição da Virada Cultural vai valorizar a gastronomia com comida de rua e restaurantes participantes. – Veja quais.

12 – Anote seu roteiro

Diversos shows acontecerão ao mesmo tempo e, para curtir suas atrações prediletas, é necessário ter planejamento. Parece chato e careta, mas essa dica vale ouro e vai salvar o seu rolê! Acesse nossa página especial da Virada Cultural 2019 – programação completa – e fique por dentro de tudo. Cheque localizações, horários, escolha suas atrações, estude os melhores caminhos e coloque o roteiro no papel.

13 – Evite andar sem companhia

De acordo com a Secretaria de Cultura, a segurança do evento está reforçada para esta edição. Mas quem cuida bem da gente somos nós mesmos! A melhor dica para estar sempre em segurança é andar com companhia. Além do mais, curtir com amigos é tudo de bom, né? E lembre-se, se vai voltar pra casa na madruga, conte com a 99!

Fique ligad@ na Catraca e não perca nada sobre a maior Virada Cultural de todos os tempos!

Compartilhe: