Virada Cultural 2019: 15 motivos pra (voltar a) amar o evento

A Virada debuta em 2019 e, como uma boa adolescente, tem muita gente torcendo o nariz. Mas a gente vai convencer que o evento é do amor!

Por: Publi Comunicar erro

A Virada Cultural de São Paulo debuta em 2019 com uma das suas maiores programações. Shows com grandes artistas, festinhas show de bola, artistas circenses, peças de teatro e várias praças gastronômicas tomam conta da cidade durante 24 horas no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio.

Nesta lista te damos 15 bons motivos para não perder a Virada Cultural 2019
Crédito: DivulgaçãoNesta lista te damos 15 bons motivos para não perder a Virada Cultural 2019

E como uma boa adolescente que, convenhamos, já “aprontou” poucas e boas durante seus 15 anos, muitas pessoas torcem o nariz para a Virada e esquecem das coisas boas que o evento nos proporciona.

Se você é uma dessas pessoas, se liga nessa lista maravilhosa com 15 motivos para você deixar o preconceito com a Virada Cultural de lado.

1. Acessibilidade

Sabemos que a programação da Virada é diversa, mas por ser diversa ela precisa atender todo mundo de maneira igual, não é? Por isso, 23 palcos e 71 atrações contam com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando o acesso de pessoas com deficiência auditiva.

Os palcos e os espaços culturais que recebem a programação também estão preparados para receber pessoas com deficiência física, além dos banheiros PNE.

Placar: Virada 1 x 0 Preconceito 

2. Segurança

Um ponto delicado do evento. Por virar madrugada no centro da cidade, muita gente tem receio de curtir a programação, mas de uns anos para cá a Virada Cultural vem se estruturando melhor para ser um evento seguro para todo mundo.

Neste ano, a segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Para eventuais ocorrências médicas e de urgência, nove postos de ambulatório fixos ficarão localizados em pontos estratégicos.

Mais de 1.500 seguranças particulares, além do efetivo da PM e da GCM, 630 bombeiros e 200 pessoas nas equipes dos postos médicos fixos e unidades móveis, estão dispostos a atender ao público.

Placar: Virada 2 x 0 Preconceito 

3. Banheiro sem aperto

Xixi é uma questão que nos limita muito, né? Mas dá pra ficar tranquilo durante a Virada Cultural porque 1.116 banheiros químicos (incluindo banheiros PNE) vão ser espalhados e localizados em 61 bolsões de serviços sanitários, 57 só no centro.

Esses bolsões sanitários ficam próximos aos grandes palcos para facilitar que a gente encontre eles e não passe perrengue. Distribuídos assim, facilita também a manutenção das equipes de limpeza, que vão fazer mutirões para manter os banheiros usáveis.

Então, já viu! Nada de xixi na rua, hein?

Placar: Virada 3 x 0 Preconceito 

4. Centralização

POLÊMICA! Nos últimos anos a Prefeitura descentralizou a Virada, o que fez ela perder um pouco da sua essência de ocupação e revitalização do centro, além de público.

Mas aos pouquinhos, a Virada voltou a ter força em sua programação central. Em 2019, grandes artistas voltam a se apresentar nos palcos tradicionais da República, Luz e Anhangabaú.

Placar: Virada 4 x 0 Preconceito 

5. Transporte

A programação forte no centro facilita a locomoção para as centenas de atividades culturais durante as 24 horas de evento. Para ir de um palco para o outro, o negócio é ir a pé mesmo. Tá tudo muito pertinho!

Se o trajeto for para chegar na Virada ou para voltar para casa, opções é que não faltam! As estações de Metrô vão funcionar 24 horas, você pode conferir também qual linha noturna de ônibus atende a sua região.

Tá com a galera? Rachar um 99 é uma opção mais rápida e confortável! Baixe o aplicativo para iOS ou Android.

Placar: Virada 5 x 0 Preconceito 

6. Palcos descentralizados

A gente falou da importância da Virada voltar a ser um pouco mais centralizada, mas se você não tá a fim de ir até o centro, não se preocupa! A programação da Virada também tem palcos descentralizados com programações incríveis também!

O evento vai ocupar todas as 32 subprefeituras da cidade, com mais de 1200 atividades gratuitas distribuídas em mais de 250 pontos por toda a cidade. É o melhor dos dois mundos!

Placar: Virada 6 x 0 Preconceito

7. Diversidade

Diversidade é o lema dessa edição da Virada Cultural. Pela primeira vez, o evento conta com um palco inteiramente dedicado à música sertaneja e um para a música cristã.

Outras novidades desta edição são a integração do corredor aberto da Paulista – com atrações 24h em instituições como IMS, Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural, vão do Masp e das quadras de Escolas de Samba ao roteiro do evento.

Não dá pra falar que sua ~tribo~ não tem pra onde ir porque tem rolê pra todo mundo!

Placar: Virada 7 x 0 Preconceito 

8. Integração de pessoas

Não dá pra falar de diversidade sem falar de integração, né? Se você não está acostumado a colar em eventos com pessoas diferentes das que você convive, esse é o momento!

É na Virada Cultural que os roqueiros encontram os cristãos; que os rappers curtem ao lado da galera do sertanejo; que a galera mais cult assiste ao show de drag queens enquanto esperam o intervalo de um concerto e outro.

É tudo junto e misturado!

Placar: Virada 8 x 0 Preconceito

9. Gastronomia

Passar fome durante a madrugada não é nada legal! E se esse perrengue te faz evitar sair de casa, segura esse plot twist: a Virada Cultural 2019 incorpora a maior programação de gastronomia de todas as edições!

São oito praças de alimentação para saciar sua larica, além de restaurantes funcionando em horários especiais e os tradicionais trucks de comidas e bebidas espalhados pelos palcos.

Confira mais detalhes aqui.

Placar: Virada 9 x 0 Preconceito

10. Fora caixinha

Nem só de shows vive o ser humano, né? Se você prefere uma programação fora do óbvio, seja para fazer uma trilha no meio da mata à noite, virar o artista do palco num karaokê aberto no meio do centro da cidade ou até mesmo conhecer lugares desconhecidos e misteriosos dentro Theatro Municipal, a Virada também é o seu lugar!

Placar: Virada 10 x 0 Preconceito

11. Qualidade técnica

Já ouviu rumores sobre a qualidade técnica da Virada? Já, sim, a gente sabe… mas isso é balela! 150 técnicos de som e operadores de mesa, e 150 técnicos de iluminação vão garantir uma experiência de grandes festivais para as 5 milhões de pessoas esperadas durante o evento.

Placar: Virada 11 x 0 Preconceito

12. Pluralidade de artistas

A gente fala muito sobre grandes artistas, mas é só pra chamar sua atenção. O bom da Virada Cultural é mesmo conhecer coisas novas! São mais de 1.200 atrações. MIL E DUZENTAS!

Dá uma olhada na programação completa e separa umas três ou quatro atividades diferentes das que você iria normalmente. É hora de inovar!

Placar: Virada 12 x 0 Preconceito

13. Não precisa ser na rua

Ok, entendemos se você não se sentir confortável para curtir os palcos na rua. Mas que tal aproveitar a Virada em centros culturais?

O Sesc SP tem programação especial, os museus vão abrir suas portas para curtir exposições e muito mais!

Você já está ficando sem desculpas pra não aproveitar, hein?

Placar: Virada 13 x 0 Preconceito

14. Gratuito

Imagina quanto custa um show do Caetano Veloso em uma casa de shows em São Paulo… ou do Criolo, da Pabllo Vittar, da Anitta, do Alceu Valença, da Elba e do Zé Ramalho… quanto custaria um festival com todos esses shows inclusos? Grana pra caramba!

Na Virada Cultural é tudo de graça! Tem coisa melhor? Impossível!

Placar: Virada 14 x 0 Preconceito

15. Dá pra curtir de casa também

Se toda essa lista não te deu comichão, temos a carta coringa na manga!

Você pode curtir uma parte do evento de casa, sim… é o que aconselhamos? Não, mas você pode.

Isso porque pela primeira vez, a Virada Cultural vai ser transmitida ao vivo para todo o Brasil. O público de dentro e fora de São Paulo pode acompanhar parte da maratona de shows desta edição pela Spcine Play — única plataforma pública de streaming do país.

São quatro horas de cobertura com as atrações do palco Theatro Municipal exibidas ininterruptamente enquanto uma transmissão itinerante apresenta o melhor dos shows que acontecem nos palcos espalhados pelo centro da cidade.

Além disso, a Catraca e a 99 vão trazer insights do que vai rolar na programação da Virada. A cobertura ao vivo vai ser feita pelos stories do Instagram da Catraca Livre.

Placar: Virada 15 x 0 Preconceito

E aí, convencido? 

Bora virar!

Quer saber outras dicas da Virada Cultural 2019? A Catraca Livre e a 99 prepararam um apanhadão com as melhores pedidas da vez! Clique aqui e pegue carona nessa ;)

Compartilhe: