Virada Cultural 2019: o melhor da programação do Sesc SP

Na programação da Virada Cultural no Sesc, Elza Soares, Gloria Groove, Tom Zé, Olodum e Zeca Baleiro são alguns dos destaques

Por: Publi Comunicar erro
Até
19
de maio 2019
Sábado - Domingo
Das 18h às 18h

A Virada Cultural já está no DNA paulistano e com certeza é um dos eventos mais aguardados do ano. Seja pela variedade de eventos que acontecem durante 24 horas ininterruptas ou por ser totalmente gratuita ou até mesmo pelo simples fato de poder curtir toda a cidade, o maior evento cultural da América Latina já está batendo na porta e acontece no fim de semana dos dias 18 e 19 de maio.

montagem com Elza Soares, Gloria Groove, Tom Zé, Olodum e Zeca Baleiro que se apresentam na Virada Cultural
Crédito: ReproduçãoElza Soares, Gloria Groove, Tom Zé, Olodum e Zeca Baleiro são alguns dos destaques da programação da Virada Cultural do Sesc SP

Como sempre, o Sesc SP não fica de fora dos rolês e prepara uma programação tão especial quanto a própria Virada. E em 2019, ano que a cultura se faz indispensável,as unidades paulistanas da rede estão fervilhando de shows, peças e atividades.

Para ajudar você montar sua agenda, separamos o melhor da programação do Sesc SP durante o fim de semana da Virada. Se liga:

  • 1. Sesc 24 de Maio

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Tom Zé é destaque da programação do fim de semana da Catraca Livre e Sympla

    No centrão de São Paulo, o Sesc 24 de maio vai ter programação pra todos os gostos! O destaque da unidade ficam para o show do grandioso Tom Zé, que apresenta na íntegra o álbum “Todos os Olhos”, lançado na década de 1970 inserido no movimento do tropicalismo. Tom Zé se apresenta duas vezes, às 19h e às 22h, do dia 18.

    O 24 de maio também se destaca com uma programação diferentona de cinema com o CinePiscina, em que um telão vai ser instalado no terraço do prédio da unidade e exibe os filmes “Uma cilada para Roger Rabitt”, “Depois das horas” e “Cidades dos Sonhos”. Os filmes são exibidos a partir das 19h30.

    E num híbrido dos dois, a banda de rock Cidadão Instigado vai executar ao vivo o repertório do álbum “The Dark Side of The Moon”, resgatando a atmosfera das primeiras sessões de cinema e da conhecida lenda entre os fãs do Pink Floyd sobre a sincronização (que é muitas vezes surpreendente) entre o álbum e o filme “O Mágico de Oz”, que é exibido durante a execução. A apresentação acontece no dia 19, às 14h e às 18h.

    A programação completa do 24 de maio você encontra aqui.

  • 2. Sesc Avenida Paulista

    Crédito: Roberto Assem - Divulgação Legenda: Sesc Avenida Paulista

    O mais novo espaço do Sesc, em plena Avenida Paulista, vai mesclar atividades dentro da unidade e também na rua! Entre os destaques, estão os shows “No coração do Brasil”, d’As Bahias e a Cozinha Mineira em homenagem à música popular brasileira, no dia 18, às 21h, e no dia 19, às 19h; “One Truth” da turnê internacional de Deborah Blando que evoca uma influência romântica e revisita muitos destes sucessos, no domingo às 3h; e a homenagem de Pedro Mariano e Luciana Mello a seus pais, Jair Rodrigues e Elis Regina, no dia 19, à 1h.

    Mas nem só de show o Sesc Avenida Paulista vive. Também vai rolar um bloco fora de época com os cariocas Bunytos de Corpo, que tomam a rua com um modo irreverente e criativo os rituais e coreografias de ginástica, às 11h, do dia 19; games antigos para os geeks se divertirem na Virada Cultural também, das 21h às 2h, do sábado pro domingo; e pros fominhas vai rolar na comedoria um mexidão feito para turbinar as energias durante a madrugada, das 22h às 4h.

    A programação completa do Sesc Avenida Paulista você encontra aqui.

  • 3. Sesc Belenzinho

    Crédito: Olodum/ DivulgaçãoLegenda: O Olodum promete animar a tarde de domingo

    A programação do Belenzinho não deixa a desejar. Com uma pegada baiana, a unidade apresenta roda de capoeira, das 18h às 19h30; cortejo em homenagem ao Orixá Ogun, das 21h às 22h; e o Kizombinha, com atividades para toda a família em vários horários, tudo no dia 18.

    Mas o grande destaque fica para o show do Olodum, que leva no repertório clássicos de sua carreira como Faraó, Avisá Lá, Rosa, Alegria Geral, Vem Meu Amor, Berimbau, Madagascar Olodum, Ladeira do Pelô, além de clássicos da MPB como Mel Mulher, Manifesto Pela Paz, Mãe Mulher Maria Olodum. A apresentação é às 22h, do dia 18 também.

    A programação completa do Sesc Belenzinho você encontra aqui.

  • 4. Sesc Bom Retiro

    Crédito: Vitoria PorencaLegenda: Linn vem se destacando também no cinema nacional, onde apareceu duas vezes em 2017: no longa Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, e no documentário Meu Corpo é Político, de Alice Riff

    Já no Sesc Bom Retiro, os destaques ficam para três shows. O primeiro é do grupo Sandália de Prata, que promete ferver a pista com sua mistura de samba rock, soul, samba e funk junto com BNegão, no dia 18h às 18h;

    O segundo show em destaque é da a big band paulistana Black Mantra, que reúne em duas lendas da Soul Music Brasileira: Gerson King Combo e Thaíde no mesmo palco, no dia 18, às 22h;

    A terceira apresentação é um feat entre Linn da Quebrada e Deize Tigrona, que vão fazer um baile funk pesadão no Bom Retiro. O show é à meia-noite, do dia 19.

    A programação completa do Sesc Bom Retiro você encontra aqui.

  • 5. Sesc Carmo

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Festa Je TREME

    O Sesc Carmo vai receber o que há de melhor do Norte do país: música e comida boa! Isso porque entre os destaques estão o show de Pinduca com Aíla e Natália Mato, que promete ser um grande baile dançante; e o encontro de Felipe Cordeiro, Jaloo e Luê que se concretiza em muita guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica. As apresentações acontecem no dia 18, às 19h30 e 21h30, respectivamente.

    Também no dia 18, a festa Je TREME Mon Amour traz em seu repertório o creme dos ritmos ultra-populares com muito arrocha, brega, forró, lambada e os pancadões que garante a temperatura da pista junto com a famosa “borrifada de jambu” que deixa todo mundo tremendo. A festa acontece às 20h30.

    Na parte gastronômica, Amanda Vasconcelos, do restaurante Casa Tucupi, conduz um foodshow, em que prepara um tradicional prato acreano: baixaria. Com pão de milho, ovo frito, carne moída e uma salada de poucos ingredientes.

    Toda a programação do Sesc Carmo você pode conferir aqui.

  • 6. Sesc Interlagos

    Crédito: Pablo BernardoLegenda: Djonga

    Em Interlagos a programação do Sesc vem PESADA com os shows da banda Sepultura e do rapper mineiro Djonga.

    A banda de heavy metal mundialmente aclamada faz um show reunindo grandes clássicos da carreira, bem como canções de seus últimos discos e inéditas no dia 18, às 18h;

    Já o rapper se apresenta dia 19, às 16h, com show de seu novo e aclamado disco, “Ladrão” (2019), além de canções de seus dois primeiros discos, “Heresia” (2017) e “O Menino Que Queria Ser Deus” (2018).

    A programação completa do Sesc Interlagos pode ser conferida aqui.

  • 7. Sesc Ipiranga

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Glória Groove

    No Sesc Ipiranga, a atração principal é a drag queen Gloria Groove, que apresenta os principais hits da sua carreira, como “Bumbum de Ouro” e “Coisa Boa”. As músicas trazem letras em tom autobiográfico que falam de militância, cultura drag e autoestima. O show rola às 22h, do dia 18.

    Também rola por lá o Jam Vogue, com muita apresentação de vogue, dança performática que surgiu em meados dos anos 1970 nas comunidades negra e latina de Nova Iorque e traz em sua essência o foco em performances de gênero e sexualidade, utilizando discussões que atravessam gerações em diversas questões e propondo outras visões sobre temas como convívio, educação radical, união, comunidade, subjetividade, entre outras. As performances acontecem às 19h30, do dia 18.

    A programação completa do Sesc Ipiranga você encontra aqui.

  • 8. Sesc Itaquera

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Pepeu Gomes

    O Sesc Itaquera vai apostar em experiência na programação especial da Virada Cultural. A unidade vai promover uma expedição noturna na Trilha da Samambaiaçu, onde o público tem a oportunidade de conhecer as curiosidades e mistérios que cercam a mata durante a noite. Com o auxílio de uma lanterna, poderão observar os animais em seus hábitos noturnos, os sons da noite e o funcionamento do ecossistema local. O rolê na mata acontece às 18h30 do dia 18.

    Também no campo das experiências, no dia 18, às 19h, o público pode observar crateras lunares com telescópio com o uso de um potente telescópio e de binóculos. A ideia da ação é mostrar como funciona o processo de formação das crateras lunares.

    O Sesc Itaquera não vai ficar sem usar aquele palco gigantesco durante a Virada, e por isso, convida Pepeu Gomes para revisitar sua carreira desde o tempo dos Novos Baianos com os sucessos “Masculino e Feminino”, “Sexy Iemanjá” e “Eu Também Quero Beijar”. O show rola às 15h30 do dia 19.

    A programação completa está disponível aqui.

  • 9. Sesc Parque Dom Pedro II

    Crédito: Clever BarbosaLegenda: Cidade Negra

    Na ocupação do Sesc Parque Dom Pedro II, o destaque fica para o show da banda Cidade Negra, trio formado por Toni Garrido, Bino Farias e Lazão com a turnê “Cidade pelo mundo 2019”. A banda começou sua carreira nos anos 80, partindo do reggae, mas com influências de gêneros com soul e pop rock e reuniu diversos sucessos ao longo de sua trajetória. O show acontece às 18h, no dia 18.

    A programação completa desta unidade você encontra aqui.

  • 10. Sesc Pinheiros

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Manoel Cordeiro

    Na programação da Virada Cultural 2019, o Sesc Pinheiros celebra a cultura dos bailes, exaltando a rica musicalidade e a visualidade que se constroem em torno das “festas para dançar”.

    O músico, compositor e produtor musical Manoel Cordeiro apresenta O Baile do Papai, um show dançante que explora diversos ritmos da música do Norte do país, como a guitarrada, o carimbó, zouk, brega, batuque, cacicó e boi bumbá.

    O Baile provoca todo o público a dançar e conta com a participação do macapaense Adelson Preto e da manauara Karine Aguiar. Com mais de 50 anos de carreira e participações em mais de 800 álbuns de diferentes artistas, principalmente da Amazônia, Manoel Cordeiro imprimiu sua assinatura em uma parte relevante do imaginário musical dessa região.

    O show rola às 16h, do dia 19. A programação completa você encontra aqui.

  • 11. Sesc Pompeia

    Crédito: Patrícia Lino/DivulgaçãoLegenda: Elza Soares

    Uma das maiores programação entre os Sescs, o Pompeia apresenta programação voltada para a cultura afro-brasileira. Entre os destaques, está o show do Ilê Aiyê com Paula Lima e Ellen Oléria, com uma apresentação musical no qual cantoras que são representantes das matrizes afro-brasileiras se reúnem trazendo ao público suas vozes negras ampliadas. O show acontece às 20h30, do dia 18.

    Outra grande apresentação é a de Elza Soares com seu mais recente disco “Deus é Mulher”, indicado ao Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música Brasileira” e que exalta a energia feminina como a provedora do atual cenário sociocultural mundial. Elza faz dois shows na comedoria do Sesc Pompeia, dia 18, às 22h30, e dia 19, às 18h, fechando a Virada por lá.

    Toda a programação da unidade você pode ver aqui.

  • 12. Sesc Santo Amaro

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Zeca Baleiro

    No Sesc Santo Amaro, a programação é voltada para os pequenos. Zeca Baleiro, por exemplo, apresenta o show infantil Zoró Zureta, em que ele, entre uma e outra surpresinha, reúne a bicharada esquisita de seu primeiro disco infantil “Zoró” com as traquinagens das canções de “Zureta”, o segundo álbum dedicado para as crianças (e pros grandinhos também). A apresentação abre a programação da Virada de Santo Amaro, às 18h, do dia 18.

    Falando em show, Os Rauzitos pescaram lá no fundo do Baú do Raul as composições preferidas dos pequenos e o universo cheio de referências míticas, mágicas, narrativas irônicas, metafóricas, divertidas, bem humoradas do Rei do Rock brasileiro para o show Raul Seixas para crianças, que acontece às 14h, do dia 19.

    A criançada também vai poder brincar nas bolhas aquáticas, andando sob a piscina da unidade. A atividade acontece às 19h, do dia 18.

    Toda a programação da unidade você pode ver aqui.

  • 13. Sesc Vila Mariana

    Crédito: Daniel DucciLegenda: Sesc Vila Mariana

    No Sesc Vila Mariana, o destaque é, na verdade, um convite para famílias para participar do Yoga na Virada, que é especialmente oferecida nesta data para crianças e quem elas quiserem convidar para a brincadeira!

    A programação completa está aqui.

Compartilhe: