Há cerca de um ano, a produtora cultural e artesã Nonô Joris, 43, resolveu dedicar parte de seu tempo para deixar os dias de outras pessoas um pouquinho mais feliz. Com uma atitude bem simples ela já chamou a atenção de muita gente: oferece manjericão para quem passa perto da sua casa, em Porto Alegre (RS).

Tudo começou quando decidiu distribuir as folhas para outros moradores do bairro. Nonô reuniu embalagens de suco, caixinhas de leite e outros vasinhos transitórios e os colocou em uma mureta na fachada de casa para que quem passasse, levasse as mudas.

Com o intuito de que os passantes soubessem que as plantas estavam ali para serem levadas, a produtora colocou no portão uma placa com a seguinte frase: “Pode levar mudas alegres de manjericão para deixar sua vida cheirosa.”

“Muita gente olhava a foto [na internet] e perguntava: ‘onde é? Também quero’. Mas eu não divulgo o endereço. O objetivo não era eu transformar a minha casa numa floricultura, mas sim mostrar que, com coisas muito simples, podemos fazer grandes transformações”, comenta Nonô.

Depois de publicar a foto nas redes sociais, ela diz ter se surpreendido com a repercussão. “Todos elogiam e dizem coisas como: ‘O mundo precisa de mais pessoas assim’. Minha resposta é sempre: ora, seja uma delas.”

Veja ainda como plantar manjericão em casa