Alunos fazem expedição fotográfica para avaliar realidade urbana em SP

Projeto permite que estudantes compreendam sobre políticas públicas e as reais necessidades da sociedade

A fotografia é o objeto de estudo em arte dos alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), no primeiro trimestre.

O projeto “Mundo em TransformAção” permitiu que os estudantes realizassem uma expedição fotográfica pelo entorno do colégio, na Vila Mariana.

Projeto permite que estudantes compreendam sobre políticas públicas e as reais necessidades da sociedade
Créditos: Divulgação
Projeto permite que estudantes compreendam sobre políticas públicas e as reais necessidades da sociedade

A proposta é fomentar o espírito investigativo, o olhar artístico e sensível para o cotidiano, oferecendo ao estudante a oportunidade de construir um posicionamento crítico acerca da sociedade contemporânea.

“Com isso, os alunos podem compreender que as transformações socioculturais são inerentes à interação humana e ao protagonismo do sujeito. É possível visualizar que, de forma ética e humanitária, o homem pode colaborar com a construção de um mundo mais justo e igualitário”, avalia a docente Rebeca Martineli de Melo, responsável pelo projeto.

A atividade contempla o Projeto de Intervenção Científico e Social (PICS), que propicia condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem e constroem conhecimentos.

“Com isso, os alunos compreendem o multiculturalismo, o espírito investigativo e analítico sobre aspectos da realidade, representada pelo sincretismo da cidade de São Paulo, mais especificamente no entorno do Arquidiocesano”, explica a professora.