Aplicativo para iPhone identifica câncer de pele
Novos aplicativos para celular surgem todos os dias com os mais diversos propósitos e funcionalidades. Recentemente, pesquisadores de engenharia tecnológica da Universidade de Houston, no Texas (EUA), desenvolveram um app para iPhone capaz de detectar câncer de pele.
Chamado DermoScan, o aplicativo ainda está em fase de testes mas seus últimos resultados são promissores: acertou o diagnóstico em 85% dos casos, taxa equivalente a de dermatologistas e maior que a de clínicos gerais, segundo o jornal americano “LA Times“.
E necessário acoplar uma lente ao iPhone para o app funcionar e ela não é barata, custa em torno de U$ 500 (R$ 1.107,50). Mas a ideia é que o recurso não seja usado por qualquer um, mas sim que chegue em áreas rurais e em países subdesenvolvidos, onde o acesso a médicos especializados é baixo.
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), estimam que mais de 2 milhões de casos deste tipo de câncer são registrados todos os anos, e que um em cada três pacientes diagnosticados com o melanoma, morre.