Biochip promete auxílio na luta contra a diabetes

Cerca de 4,9 milhões de pessoas morreram em 2014 vítimas de complicações causadas pela diabetes. Para reverter esse quadro, um grupo de pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da USP está desenvolvendo um biochip, implantável no organismo, capaz de detectar os níveis de açúcar no sangue e alertar o paciente e o médico sobre as medições, em tempo real.

O biochip consiste em duas fibras de carbono que são inseridas em um cateter e posicionadas dentro da veia. À medida que o sangue passa através do dispositivo, o chip consegue medir, instantaneamente, a concentração de açúcar no sangue.

Biochip será capaz de detectar níveis de açúcar no sangue e alertar o paciente que convive com diabetes

O dispositivo está em fase de testes. A intenção dos pesquisadores é que, futuramente, o biochip possa enviar para um relógio ou um celular os valores obtidos na leitura das concentrações de açúcar no sangue. Assim, tanto o paciente como o médico poderiam saber em tempo real o atual quadro da diabetes.

“Há ainda muito o que pesquisar. Estamos em fase de testes. Fizemos uma simulação em ratos, mostrando que é possível ter um componente bioeletrônico implantável, acessível para se fazer monitoramento 24 horas por dia”, diz o professor Frank Nelson Crespilho, que lidera a pesquisa desde 2008.

Via Agência USP