Cervejaria vai transformar lixo do Carnaval de rua em lixeiras

 Serão 2,8 mil catadores de material reciclável em cinco capitais

A cervejaria Ambev vai dar um destino nobre ao lixo deixado nas ruas depois da passagem dos blocos de Carnaval. A empresa vai transformar os resíduos em lixeiras que serão doas a prefeituras de cinco capitais do país.

Em parceria com a Ancat (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a agência MAP, a Boomerang e prefeituras de onde patrocina o Carnaval de rua, a Ambev vai recolher o lixo dos principais blocos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

 Serão 2,8 mil catadores de material reciclável em cinco capitais
Créditos: Divulgação
 Serão 2,8 mil catadores de material reciclável em cinco capitais

Durante os dias oficiais de festa, além do período pós folia, a companhia vai ajudar os foliões dessas cinco capitais a terem um Carnaval mais limpo.

O lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado.

Com o lixo coletado nos blocos de rua dessas cidades pelos catadores e catadoras mobilizados, a Ambev irá reciclar todo os resíduos coletados e com parte deles irá produzir lixeiras para serem instaladas nessas cidades, deixando um legado positivo e sustentável após a folia.

O lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado
Créditos: Divulgação
O lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado

“Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável e também ajudar na conscientização dos foliões. Por isso, decidimos nos unir a parceiros para fazer uma ação inédita de limpeza que vai recolher todo o tipo de material reciclável”, conta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

Para a ação, serão mobilizados cerca de 2,8 mil catadores e catadoras de material reciclável nas cinco capitais. Eles receberão uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos.

Todos os parceiros na coleta receberão EPIs (Equipamento de Proteção Individual), sacos apropriados para coleta e contarão com pontos de apoio com hidratação e banheiros. Todo o lixo reciclável recolhido será encaminhado para uma das 45 centrais de coleta espalhadas estrategicamente pelas cidades. Nas centrais, os materiais serão recebidos, separados e destinados para a reciclagem.