Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Cientistas criam pílula que pode substituir injeção de insulina

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pílula inovadora que promete interromper o desenvolvimento de diabetes do tipo 1 em ratos. Caso funcione nos seres humanos, ela poderá substituir as injeções de insulina em pacientes diabéticos.

Para criar a pílula, os pesquisadores analisaram o que ocorre no pâncreas antes de parar de produzir a insulina. Eles concluíram que o órgão tem um acúmulo significativo de ácido hialurônico nos primeiros estágios da doença.

Por enquanto, os testes com a pílula foram feitos apenas em ratos
Por enquanto, os testes com a pílula foram feitos apenas em ratos

“Em vez de tomar insulina para o resto de sua vida, o paciente precisaria tomar apenas a pílula e não teria mais diabetes”, disse Paul Bollyky, professor de doenças infecciosas na universidade, em entrevista ao site ‘The Verge‘.

Nos testes, os ratos que tomaram a pílula não desenvolveram a diabetes tipo 1, isso porque as células T chegaram ao pâncreas para fazer a proteção e não atacá-lo.

No entanto, ratos e seres humanos não reagem da mesma maneira. Em breve, novos estudos com seres humanos serão feitos. Antes de a droga ser aprovada, os cientistas querem aperfeiçoá-la para que seja tomada somente uma vez por semana.

Via Exame