Concurso ‘transforma’ aluno da rede estadual em deputado de SP
Um concurso seleciona 47 alunos da escola pública estadual para o Parlamento Jovem Paulista, voltado ao jovem que queira se aproximar da rotina do Poder Legislativo e se “transformar” em deputado por dois dias.
Os estudantes escolhidos poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa –no caso, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Para participar do processo seletivo, é preciso enviar até 9 de março um trabalho no formato de projeto de lei escrito pelo próprio candidato. Podem participar alunos de 14 a 21 anos (acesse orientações no manual do candidato e procure a diretoria da escola em que estuda).
- Univesp lança site com 370 mil vagas em cursos gratuitos
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- SP abre 4 mil vagas em 65 cursos gratuitos na área da cultura
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Os selecionados serão divulgados em 2 de abril e o programa acontecerá nos dias 26 e 27 do mesmo mês. Nele, os alunos passarão por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que uma proposta se torna lei. Ao fim do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo.
Game educativo
Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede estadual também têm acesso ao jogo educativo Cidade em Jogo. On-line e gratuito, o game simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.
Na plataforma, também existe uma área restrita aos professores, com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do jogo em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com os alunos, gerando um relatório de desempenho de cada jogador.
O Cidade em Jogo foi desenvolvido pela Fundação Brava e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center.
Com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo