Dicas para organizar as finanças diante de um cenário econômico instável

Veja dicas para se organizar financeiramente em meio a pandemia da covid-19

Por: Redação

Diante da instabilidade econômica que o país está passando por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), é importante proteger também a sua saúde financeira.

A intenção aqui não é gerar pânico ou ansiedade. Mas, quanto mais informações tivermos, melhor poderemos lidar com essa situação.

Crédito: Gustavomellossa/iStockVeja dicas para se organizar financeiramente em meio a pandemia da covid-19

Alguns serviços estão sendo impedidos de atuar durante o chamado “período de quarentena” e que, com certeza, haverá impacto na economia. Com ajuda do pessoal da Grão, fintech que ajuda a viabilizar o micro investimento no Brasil, listamos algumas dicas para você lidar com as finanças e como estabelecer prioridades. Confira abaixo:

1 – Compras

Tenha em mente que os seus gastos precisam ser bem direcionados neste momento. Por isso, sente com sua família e defina com calma as prioridades para o próximo mês. Evite gastos desnecessários. As contas mensais fixas, gastos com supermercado e até farmácia são prioridades;

2 – Dinheiro guardado/ investido

Caso você tenha dinheiro investido, como aplicado em títulos públicos, não precisa resgatar por medo. Mesmo com taxas de juros mais baixas, o dinheiro não deixa de render e também não diminui. Por isso, avalie se precisa mesmo do dinheiro antes de retirar;



3 – Adie festas/viagens

Se você tem alguma viagem ou evento marcado para os próximos dias, não cancele. Adie! Converse e negocie com as empresas que precisam continuar com seus rendimentos neste momento e, assim, ajuda a economia a girar;

4 – Separe seu dinheiro

Deixe na sua conta corrente apenas o dinheiro que você pretende usar nos próximos dias. Assim, você consegue projetar os seus ganhos organizar ainda melhor as suas finanças.

5 – Negocie suas contas

Estamos todos no ‘mesmo barco’, portanto tente negociar prazo ou desconto no seu aluguel ou outras contas fixas. É uma forma de diminuir os seus gastos e até equilibrar os seus custos mensais para caber dentro do orçamento disponível no momento.

Compartilhe: