Editora cria robô para combater fake news nas redes sociais
Campanha traz ofertas proporcionais à dimensão das imprecisões ou erros divulgados no Twitter
Para ajudar a combater as Fake News nas redes sociais, a editora Companhia das Letras criou um robô, baseado em algoritmos e orientado especificamente para essa ação, que lê os comentários publicados no Twitter e identifica se a informação é errada.
A máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a Companhia das Letras, que escolhe, dentro de seu catálogo, uma obra que possa esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as eventuais incorreções no conteúdo do seu post.
A editora envia uma mensagem casual alertando o autor do post que podem existir informações e versões diferentes do que aquela que ele está divulgando e ainda oferece um desconto ao usuário dos títulos de seu acervo.
- Golpe da Portabilidade: saiba como proteger seu celular e redes sociais
- Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores
- Petrópolis divulga alerta sobre fake news
- Anitta usa perfil fake para ficar anônima nas redes sociais
O desconto – enviado por código para o usuário como resposta ao tuíte — será proporcional à controvérsia da mensagem. Ele varia de 30 a 90%.
“A ideia da ação é resgatar o poder do livro, além de estimular a leitura”, diz Matinas Suzuki Jr., diretor-executivo do grupo.