Editora cria robô para combater fake news nas redes sociais

Campanha traz ofertas proporcionais à dimensão das imprecisões ou erros divulgados no Twitter

Para ajudar a combater as Fake News nas redes sociais, a editora Companhia das Letras criou um robô, baseado em algoritmos e orientado especificamente para essa ação, que lê os comentários publicados no Twitter e identifica se a informação é errada.

A máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a Companhia das Letras, que escolhe, dentro de seu catálogo, uma obra que possa esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as eventuais incorreções no conteúdo do seu post.

A ideia da ação é resgatar o poder do livro, além de estimular a leitura

A editora envia uma mensagem casual alertando o autor do post que podem existir informações e versões diferentes do que aquela que ele está divulgando e ainda oferece um desconto  ao usuário dos títulos de seu acervo.

O desconto – enviado por código para o usuário como resposta ao tuíte — será proporcional à controvérsia da mensagem. Ele varia de 30 a 90%.

“A ideia da ação é resgatar o poder do livro, além de estimular a leitura”, diz Matinas Suzuki Jr., diretor-executivo do grupo.