Ferramenta quer unir todo o patrimônio brasileiro em um só lugar

Imagine poder encontrar todo o patrimônio brasileiro –material e imaterial– em um só lugar. Essa é a ideia do Infopatrimônio, uma plataforma colaborativa cuja meta é reunir todos os bens nacionais tombados ou registrados pelos órgãos oficiais.

Ferramenta mostra mapas interativos

Na ferramenta, cada bem é mostrado em mapas interativos. A visualização oferece um panorama da política de preservação do patrimônio cultural do Brasil.

Além disso, há fotos, vídeos e passeios em realidade virtual pelos locais. Os textos informativos trazem dados técnicos como a portaria ou a resolução de tombamento e a lei que protege determinado bem ou garante o registro como patrimônio imaterial.

História

A plataforma foi criada há quase cinco anos, com foco inicial no Estado de São Paulo. Desde o ano passado, foi ampliada para todo o Brasil e, hoje, conta com cerca de 2.000 bens. O objetivo é reunir informações de todo o patrimônio cultural do Brasil.

Todo o conteúdo tem licença e é gratuito. A intenção da plataforma é ser acessível a qualquer pessoa. De qualquer lugar do país, os cidadãos poderão identificar, registrar e fiscalizar bens.

“O registro e o tombamento não são as únicas formas de proteger o patrimônio”, explica a página da campanha aberta no site Catarse. “O conhecimento e a divulgação também são meios poderosos, quando acessíveis à população, informando-a do valor de sua cultura e história.”

Infopatrimônio também dispõe de modelos tridimensionais

O valor arrecadado na ação de financiamento coletivo será usado para a tecnologia, para a pesquisa e a manutenção de conteúdo e para a promoção do conteúdo. Caso você queira ajudar, clique aqui até terça-feira (5). Há recompensas para os financiadores.

A ferramenta chama a atenção no Instagram, com quase 12 mil seguidores. Segundo os organizadores, a plataforma on-line teve 30 mil visitantes somente em 2017. O Infopatrimônio também está no Facebook.