Google vai financiar tecnologias transformadoras

Quando Laura Palmaro tinha 10 anos, acordou um dia e descobriu que havia perdido completamente a visão central do olho esquerdo. Ela não tinha nenhuma doença ou problemas congênitos –aconteceu simplesmente do nada. Aos 14 anos, o mesmo distúrbio raro atacou seu olho direito e ela chegou ao primeiro ano do ensino médio como uma deficiente visual.

Desde então, Laura adotou soluções tecnológicas para seus desafios visuais, utilizando uma combinação de leitores de telas e softwares de ampliação para executar atividades como ler e trabalhar. Atualmente, Laura trabalha como Gerente de Programas no Google e está seguindo sua paixão, ajudando as equipes do Chrome e do Chrome OS a tornarem seus produtos mais acessíveis. “A tecnologia assistiva pode quebrar barreiras e dar autonomia para que as pessoas encontrem sua independência e realizem seus sonhos.”.

E para ajudar mais pessoas como Laura –pessoas que veem os obstáculos como oportunidades– O Google está promovendo o Desafio de Impacto Social Google | Deficiências, que oferece US$ 20 milhões em subsídios do Google.org para projetos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos que utilizam a tecnologia para aumentar a independência de pessoas que vivem com deficiência. A  versão em Português do site foi lançada esta semana para facilitar o acesso das instituições brasileiras ao objetivo do projeto e às regras de participação.

O desafio irá procurar organizações sem fins lucrativos e ajudá-las a encontrar novas soluções para alguns dos maiores obstáculos das pessoas com deficiência. Para participar, as instituições devem preencher o formulário de participação até o dia 30 de setembro. Como este é um projeto de âmbito global, as informações precisam estar escritas e enviadas na língua inglesa.