Nova série mostra experiências inovadoras e debate sobre educação e mídia

“Idade Mídia” mostra oportunidades e risco de aprender em uma sociedade hiperconectada

Por: Redação

Como identificar fake news na área científica? Quais as plataformas digitais de participação cidadã? Os games como recursos pedagógicos e a reinvenção das bibliotecas em tempos digitais são alguns dos temas da série ‘Idade Mídia’, que estreia na próxima segunda-feira, 13, às 21h30, no Canal Futura.

Apresentada pelo jornalista e especialista em educação e mídia Alexandre Sayad, com direção de Leonardo Brant e produção da Deusdará Filmes, a série mostra as oportunidades e os riscos de aprender em uma sociedade em rede, hiperconectada, em que o mundo real ou virtual pode se transformar em uma grande sala de aula.

Crédito: Divulgação“Idade Mídia” será comandado pelo jornalista e especialista em educação e mídia Alexandre Sayad

“De alguns anos para cá, as instituições mais ortodoxas, como as escolas, a mídia tradicional, os partidos políticos, estão ‘transbordando’, já não cabem mais nos formatos tradicionais. E estão procurando caminhos que passam pelos assuntos presentes no Idade Mídia, como consumo e conteúdo de informação, credibilidade, ética digital, e que atingem todos os aspectos da nossa vida: participação política, economia, acesso à cultura”, diz Alexandre Sayad.

Cada episódio, “Idade Mídia” traz casos concretos e um debate com convidados especiais. O primeiro apresenta o projeto Imprensa Jovem, que há mais de quinze anos desenvolve educação midiática em escolas municipais de São Paulo.

Alexandre Sayad conversa com a psicanalista Vera Iaconelli sobre como a família pode explorar a leitura de mídia em casa.

“Mais que um tema, a educação midiática é um olhar sobre o mundo, uma forma de desenvolver o pensamento crítico, que é o objetivo maior da escola”, afirma Sayad.

“Idade Mídia” conta com a participação de ​estudantes do ​LAB.ME (Laboratório de Mídias Aplicadas à Educação), do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Compartilhe: