Idoso que paga aluguel já fez 24 casas para quem precisa

Ação é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

Por: Redação

Formado como técnico em edificações, João Luís, de 69 anos, trabalha na Prefeitura de Guarapari (ES) e mora de aluguel. Nas horas vagas, ele está envolvido com voluntariado. “Seu” João, como é conhecido, usa seus dias de folga para erguer casas e dar um pouco de conforto aos necessitados que vivem em situações precárias.

Idoso que paga aluguel já fez mais de 20 casas para pessoas de baixa renda e quer fundar uma ONG

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.

João Luís criou o projeto Nosso Lar em 2000, de acordo com informações do site Razões para Acreditar. O programa foi o resultado de uma parceria com a Igreja Católica e um amigo, com o objetivo de construir casas para pessoas de baixa renda.

Idoso que paga aluguel já fez mais de 20 casas para pessoas de baixa renda e quer fundar uma ONG

Em um primeiro momento, três casas foram erguidas. Posteriormente, o projeto passou a ser executado por um grupo espírita e aproximadamente 21 casas foram construídas, sempre com o idoso no comando.

Idoso que paga aluguel já fez mais de 20 casas para pessoas de baixa renda e quer fundar uma ONG

As construções são feitas com mão de obra voluntária. Os materiais são fruto de doação. E não para por aí: o técnico em edificações já lançou um novo projeto, o Solidariedade Já. Por meio deste programa, foi planejada a casa de uma senhora que não tinha nem banheiro. João Luís pretende, ainda, fundar uma ONG e ampliar sua atuação.

Leia a reportagem completa no Razões para Acreditar

Compartilhe: